João Pessoa, 09 de janeiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APÓS INVASÃO

Ataque mostra fragilidade da segurança da Capital do Brasil, avalia especialista

Comentários: 0
publicado em 09/01/2023 às 18h53
atualizado em 09/01/2023 às 16h08
Foto: Reprodução

O delegado da Polícia Civil da Paraíba, Claudio Lameirão, disse ver fragilidade na segurança que facilitou a invasão por bolsonaristas das sedes dos três poderes no último domingo (8), em Brasília. Assim que os manifestantes chegaram à Esplanada dos Ministério, rapidamente tomaram as dependências do Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal.

“Eu acho que muitos ali acabaram pagando para ver acreditando que não iria acontecer por ser a Capital do Brasil. Se a nossa Capital está com essa segurança fragilizada, isso passa uma imagem muito ruim para fora dos Brasil e outras unidades da nossa federação”, afirmou em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelo jornalista Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.

Além disso, Lameirão apontou falhas dos órgãos de segurança do Distrito Federal que poderiam ter evitado as invasões de depredações dos prédios públicos. Lameirão acredita que a polícia já havia levantado informações sobre as intenções dos golpistas.

“Eu acho que houve uma falha na contenção desse movimento que poderia ter sido evitado no todo ou em grande parte evitado se houvesse em prática um trabalho de um policiamento preventivo”, acrescentou.

Para evitar que algo semelhante volte a acontecer, o delegado também acredita que algumas medidas podem ser adotadas como a identificação dos responsáveis.

“Já que há o mapeamento dessas pessoas, é preciso rastrear os telefones, as redes sociais, emails dos detidos e descobrir os proprietários das frotas de ônibus e os seus financiadores”, concluiu.

Cláudio Lameirão é especialista em segurança Pública e vice-presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba.

MaisPB

Leia Também