João Pessoa, 14 de dezembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
invasão

Queiroga fala em novo ataque hacker ao MS

Comentários: 0
publicado em 14/12/2021 às 07h56
atualizado em 14/12/2021 às 06h27
Foto: Ricardo Puppe

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (13) que o Ministério sofreu um segundo ataque hacker entre o final de domingo (12) e ontem. A nova ação tinha sido negada pelo governo ao longo de toda a tarde e a pasta divulgou nota afirmando que o DATASUS realizava “manutenção preventiva na rede interna”.

Entretanto, mesmo dizendo que a segunda ação teve um impacto menor, Queiroga admitiu que, na verdade, o ministério atuava para “recuperar” sistemas internos.

“São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel, né? E felizmente, os dados não foram comprometidos. Em relação a esse [segundo ataque], foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível”, disse Marcelo Queiroga.

De acordo com fontes da Polícia Federal (PF), de domingo para esta segunda-feira, ocorreram novas tentativas de ataques hacker no sistema do Ministério da Saúde. O sistema de e-mails, por exemplo, ficou fora do ar.

Questionado sobre a previsão de restabelecimento, Queiroga informou que o novo ataque deve afetar a estimativa anterior de estabilização, inicialmente prevista para ser feita até esta terça (14).

O primeiro ataque ocorreu na última sexta-feira (10). Usuários do ConecteSUS relataram que os comprovantes de vacinação não estavam aparecendo no aplicativo ou, até, não estavam conseguindo acessar a plataforma. O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

Com informações do G1

Leia Também

MaisTV

Secretária Rosália Lucas destaca crescimento no turismo durante São João

TURISMO - 15/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas