João Pessoa, 16 de julho de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CoronaVac

Pazuello negociou vacina com preço triplicado

Comentários: 0
publicado em 16/07/2021 às 18h19
atualizado em 16/07/2021 às 15h21

O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu em 11 de março de 2021 para tratar de negociações da compra de doses da CoronaVac, diretamente com o governo Chinês, a preço três vezes mais caro que as vendidas pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP), é o que mostra um vídeo publicado pela Folha de São Paulo.

Pazuello teria assinado um acordo de para a compra de 30 milhões de vacinas no valor de U$$ 28 cada dose. Essa mesma compra, se feita entre o Ministério da Saúde com o Instituto Butantan, custaria U$$ 10 por imunizante, de acordo com informações apuradas pela Folha de S. Paulo.

O presidente Bolsonaro, por inúmeras vezes, desprezou o imunizante CoronaVac as chamando de “vachina”, além de ser contrário à compra das vacinas fabricadas na China pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, no Brasil, por questões de rivalidades político-ideológicas com o governador paulista Dória (PSDB-SP).

“Nós estamos aqui reunidos no Ministério da Saúde, recebendo comitiva liderada pelo John. Uma comitiva que veio tratar da possibilidade de nós comprarmos 30 milhões de doses, numa compra direta com o governo chinês. E já abre também uma nova possibilidade de termos mais doses e mais laboratórios. Vamos tratar na semana que vem. Mas saímos daqui hoje já com memorando de entendimento assinado e com o compromisso do ministério de celebrar, no mais curto prazo, o contrato”, disse o ministro pazuello.

De acordo com as operações realizadas pela CPI da Covid-19 no Senado, a compra ficou pendente após a troca de ministros na pasta da saúde e os intermediários envolvidos no esquema receberia uma comissão entre U$$ 0,70 e U$$ 0,85.

MaisPB

Leia Também