João Pessoa, 24 de junho de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
violência política de gênero

OAB repudia ataques ‘machistas’ de Wallber

Comentários: 0
publicado em 24/06/2021 às 21h11
atualizado em 25/06/2021 às 04h40

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba, emitiu uma nota na noite desta quinta-feira (24) em repúdio às declarações do deputado Wallber Virgolino (Patriota) contra a senadora Daniella Ribeiro (Progressistas), a deputada Pollyanna Dutra (PSB) e a secretária da Mulher e Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura.

“A concepção de que as mulheres que atuam na vida política não possuem autonomia e capacidade para formar suas próprias convicções, não podendo ser Secretárias de Estado, Senadoras e Deputadas sem estarem subordinadas a figuras masculinas, é fruto de uma concepção patriarcal, pautada na discriminação de gênero e incoerente com a ordem constitucional e com o sistema democrático vigente”, escreveu o órgão.

Na última terça-feira (22), na tentativa de rebater uma crítica proferida pela senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) sobre o encontro da oposição em entrevista aos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, no programa Hora H, da Rede Mais Rádio, o deputado Wallber Virgolino afirmou que não iria responder à parlamentar porque ela “era café com leite na política” e que só “falaria com o seu tutor”, numa referência ao deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas).

O mesmo argumento foi usado pelo deputado para contestar uma fala da secretária Lídia Moura, que em entrevista ao Portal MaisPB tinha condenado a postura de Wallber com Daniella. Virgolino insinuou que Lídia Moura, secretária de Estado, seria tutelada por Nonato Bandeira, secretário de Comunicação do Estado, e João Azevêdo, governador da Paraíba.

Já sobre a deputada Pollyanna Dutra, que também reprimiu a posição do deputado em entrevista ao Portal MaisPB, Wallber se referiu à colega de parlamento como “insignificante na política”.

Confira a nota completa da OAB Paraíba

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba, através da Rede de Sororidade, de sua Comissão de Direitos Humanos, do Observatório de Candidaturas Femininas da Paraíba, da Comissão de Combate à Violência contra Mulher e da Comissão da Mulher Advogada, vem se manifestar acerca dos últimos acontecimentos ocorridos no cenário político paraibano, envolvendo as manifestações públicas do Deputado Estadual Walber Virgolino em relação à Senadora Daniela Ribeiro, à Secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; e à Deputada Estadual Pollyanna Dutra.

A concepção de que as mulheres que atuam na vida política não possuem autonomia e capacidade para formar suas próprias convicções, não podendo ser Secretárias de Estado, Senadoras e Deputadas sem estarem subordinadas a figuras masculinas, é fruto de uma concepção patriarcal, pautada na discriminação de gênero e incoerente com a ordem constitucional e com o sistema democrático vigente.

A efetivação de uma participação política igualitária e inclusiva requer, necessariamente, o respeito também às mulheres que ocupam os espaços de poder e representação, combatendo toda e qualquer forma de discriminação e violência que venham a sofrer no exercício dessas funções. Nesse sentido, discursos de menosprezo e desmerecimento às manifestações de representantes e autoridades políticas femininas, desqualificando as suas opiniões e ignorando a legitimidade das funções que exercem, são atentatórios às próprias instituições democráticas e ao pleno exercício dos direitos civis e políticos.

Assim, em seu papel de zelar pela Constituição e pelo Estado Democrático de Direito a partir da efetivação dos princípios e direitos fundamentais, e do aperfeiçoamento das instituições jurídicas, a OAB da Paraíba repudia todos os atos que visem discriminar e menosprezar as mulheres nos processos de participação política, manifestando sua solidariedade à Senadora Daniella Ribeiro, à Secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; e à Deputada Estadual, Pollyanna Dutra.

Diretoria da OAB-PB

Rede de Sororidade

Comissão de Direitos Humanos

Observatório de Candidaturas Femininas da Paraíba

Comissão de Combate à Violência contra Mulher

Comissão da Mulher Advogada

MaisPB

Leia Também