João Pessoa, 29 de maio de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
covid na Paraíba

“Sem atitudes restritivas, poderemos virar uma Manaus”, alerta secretário

Comentários: 0
publicado em 29/05/2021 às 16h59
atualizado em 30/05/2021 às 05h51
Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgados neste sábado (29) revelam o pior quadro na Paraíba em relação ao avanço da Covid-19. Segundo a avaliação do titular da pasta, Geraldo Medeiros, é necessário adotar medidas a fim de evitar um colapso nos municípios.

“É a terceira onda. A verdade é que a população não está colaborando, uma parcela importante. Sempre que há flexibilização, nos municípios menores, 70% a 80% não está usando máscara. E estamos num cenário muito ruim”. Geraldo ainda falou que este é um quadro “triste” e “aterrorizador”.  “Se não tomarmos atitude importantes, restritivas a partir da próxima semana, poderemos virar uma Manaus”, alertou, sobre a capital amazonense que tem situação delicada e já passou por momentos que incluíram a falta de oxigênio para pacientes.

A 26ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba mostrou que houve um crescimento na bandeira vermelha de 5%, o que representa em números absolutos a participação de 12 municípios nesta classificação. Os outros 95% de municípios paraibanos, equivalente a 211 cidades, figuram na bandeira laranja.

“Não tem nenhum município na bandeira amarela ou verde. Essa é a pior situação desde o início da pandemia no estado. Por isso que ontem saímos vermelho no mapa no brasil. A Paraíba está com incremento grande e nós precisamos tomar atitudes restritivas senão não aguentaremos esse cenário”, disse Medeiros.

A avaliação passa a vigorar nos 223 municípios nesta segunda-feira (31) e segue pelos próximos 15 dias.

MaisPB

Leia Também