João Pessoa, 04 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Polônia

Vídeo de pessoas nuas em câmara de gás causa revolta

Comentários: 0
publicado em 04/12/2017 às 15h23
Filme mostrava pessoas nuas brincando na câmara Reprodução/independent.co.uk

Grupos de sobreviventes do Holocausto solicitaram que a Polônia dê explicações sobre um vídeo que mostra pessoas nuas brincando dentro de uma câmara de gás, suspostamente, filmado dentro do campo de concentração de Stutthof.

O vídeo foi exibido na Cracóvia, em 2015, mas não se sabia onde as imagens tinham sido feitas.

A suspeita foi levantada após uma visita do príncipe William e de Kate Middleton a Stutthof. As imagens feitas do casal foram comparadas ao vídeo por especialistas, que concluíram que seria o mesmo local.

Depois disso, organizações judias de sobreviventes do Holocausto encaminharam uma carta ao presidente polonês, Andrzej Duda, pedindo que ele explicasse como esse filme recebeu autorização de ser gravado.

O vídeo, intitulado de “Jogo de Etiqueta”, foi filmado em 1999 por Artur Zmijewski. As imagens incluem homens e mulheres nus, que circulam em uma sala de concreto.

Cerca de 65 mil pessoas foram mortas em Stutthof, por injeção letal, câmara de gás e tiro, bem como doenças e desnutrição.

Este foi o primeiro campo nazista a ser estabelecido fora das fronteiras alemãs, em 1939, e o último campo a ser libertado.

R7

Leia Também

MaisTV

Secretária Rosália Lucas destaca crescimento no turismo durante São João

TURISMO - 15/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas