João Pessoa, 06 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Paixão de Cristo

PMJP garante pagamento de grupos e anuncia oficinas

Comentários: 0
publicado em 06/04/2016 às 15h59
Reunião na Funjope

Representantes de grupos de teatro se reuniram na Funjope, nesta quarta-feira, em João Pessoa, para uma avaliação das encenações da Paixão de Cristo nos bairros da Capital. A Prefeitura, através de sua Fundação Cultural, já garantiu o pagamento dos cachês aos grupos (que deve ser efetuado até semana que vem).

Conforme a diretora da divisão de artes cênicas, Kalline Brito, o dinheiro já foi depositado e apenas aguarda trâmites burocráticos normais para liberação. Kalline, que coordenou a reunião, contou aos representantes dos grupos que a Funjope pretende, este ano, intensificar a realização de oficinas para qualificar ainda mais os grupos de teatro.

“A cenografia já melhorou muito. E eu já solicitei à Funjope a realização de mais oficinas nas áreas de figurino, iluminação e outros pontos técnicos importantes para a composição da cena de teatro”, disse Kalline Brito.

Chagas Neto, da ARCA Associação, do bairro de Ilha do Bispo, comentou que as apresentações deste ano foram as melhores já feitas durante o projeto da Funjope. “Tivemos uma projeção bem maior. E recebemos mais verbas!”.

Quem também fez uma avaliação positiva foi Magno França, representante da Paixão de Cristo apresentada no bairro do Róger. “Um dos pontos positivos é a oficina, que prepara o ator. Foi um acerto da Funjope e mobilizou a comunidade”.

A edição 2016 da Paixão de Cristo, descentralizada, ocorreu em oito bairros de João Pessoa, com mais de 20 encenações em diversas partes da Capital.  Editais foram abertos pela Funjope e – em cada um dos oito bairros – grupos de teatro e coletivos de cultura receberam dotação orçamentária (quase R$ 70 mil) e ficaram responsáveis pela realização dos espetáculos (inclusive pela seleção de textos, direção e atores).  Cada grupo recebeu até R$ 10 mil, de acordo com o orçamento apresentado.

Jãmarrí Nogueira-MaisPB

Leia Também