João Pessoa, 08 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÕES NOS EUA

ONU condena mensagem de ‘ódio’ de Trump contra muçulmanos

Comentários: 0
publicado em 08/12/2015 às 17h59

ONU expressou nesta terça-feira sua preocupação pelas declarações contra os muçulmanos feitas pelo pré-candidato republicano às eleições de 2016 nos Estados Unidos, Donald Trump.

“Não achamos que ninguém deva seguir com retóricas que se baseiem na islamofobia, na xenofobia ou qualquer outra chamada ao ódio de algum grupo”, disse o porta-voz Farhan Haq quando perguntado em entrevista coletiva sobre as últimas propostas de Trump.

A ONU, que evita habitualmente comentar as palavras dos candidatos à presidência dos EUA, ressaltou a preocupação do secretário-geral, Ban Ki-moon, perante “toda forma de xenofobia ou qualquer sentimento contra os migrantes ou grupos com base em sua raça ou religião”.

“E isso se aplica sem dúvida a este caso”, afirmou Haq sobre a ideia de Trump de proibir a entrada nos Estados Unidos de todos os muçulmanos, que foi recebida com uma grande onda de críticas por parte de outros dirigentes políticos.

O porta-voz deixou claro que a organização não quer entrar “na retórica” da campanha política, mas admitiu que este tipo de mensagem vem preocupando Ban há muito tempo.

Trump reafirmou hoje sua ideia de impedir temporariamente a entrada nos EUA de muçulmanos pelo “ódio” que, segundo ele, parte dessa comunidade sente em relação aos americanos e para evitar atentados.

Terra

Leia Também