João Pessoa, 21 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os pacientes que tiveram complicações após procedimentos oftalmológicos em Campina Grande “apresentam evolução positiva em seus tratamentos”, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O estado de saúde foi atualizado em nota divulgada pela pasta nesta quarta-feira (21).
A atualização ocorre em meio à investigação aberta pela secretaria para apurar possíveis irregularidades nas cirurgias realizadas no último dia 15 em Campina Grande.
De acordo com a SES, foram realizadas nesta quarta (21) seis cirurgias de vitrectomia e um procedimento de lavagem de câmara anterior. “Todos concluídos com sucesso”, conforme a pasta. “Os pacientes seguem sendo monitorados de forma contínua e recebem todo o acompanhamento necessário por equipes especializadas”.
“Dois pacientes hospitalizados no HELP receberam alta, apresentando estabilidade clínica. Amanhã, todos os pacientes passarão por nova reavaliação”, completou a secretaria em comunicado oficial.
O caso
A Secretaria instaurou, nessa terça (20), um procedimento de investigação para apurar a atuação da empresa Fundação Rubens Dutra Segundo, contratada pela SES para a realização das cirurgias.
Isso porque, das 64 pessoas submetidas às cirurgias nos olhos, nove apresentaram desconfortos persistentes durante a recuperação, com suspeita de baixa visão. Durante a análise dos materiais deixados pela empresa no hospital, foram encontrados 30 frascos da medicação utilizada nas cirurgias, seis deles estavam vencidos e abertos, com indícios de terem sido aplicados nos pacientes que apresentam os sintomas mais graves.
MaisPB
EM CAMPINA GRANDE - 21/05/2025