João Pessoa, 27 de maio de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
serta

Projeto sobre noções de ‘cidadania e civismo’ desenvolvido na EMEF Antônio Lacerda Neto recebe a participação do prefeito Bal Lins

Comentários: 0
publicado em 27/05/2024 às 11h20

Foi realizada no anfiteatro da Escola Municipal Antônio Lacerda Neto, mais uma etapa do projeto – A Política mora em mim: noções de Cidadania e Civismo, projeto liderado pelo professor Flávio Henrique Tavares de Albuquerque, no componente curricular Geografia.

O referido projeto tem sido desenvolvido com as turmas 7° B e 7° C, atingindo um público alvo de pré-adolescentes e tem como objetivos primordiais apresentar e aproximar os estudantes da política, mostrando que esta não se trata de algo distante mas, sim, do nosso cotidiano, afinal, somos seres políticos e fazemos política a todo momento.

Além do que, vale ressaltar que este ano haverá eleições municipais, o que reforça ainda mais a necessidade de discutirmos este tema, para que, futuramente, quando puderem exercer seu direito ao voto, tornem-se pessoas conhecedoras de seus direitos e deveres e ajam ativamente para a construção de uma sociedade mais justa.

O projeto tem como finalidade, também, mostrar noções básicas de cidadania e civismo que os acompanharão por toda a vida em sociedade. As discussões são realizadas em sala de aula e também por meio de aulas extraclasse.

Na 3ª etapa do projeto, realizada no dia 22 de maio, o objetivo era convidar o gestor e chefe do nosso município, prefeito Sandoval Vieira Lins, para explanar sobre o que é e como funciona o Poder Executivo Municipal.

Num bate-papo muito proveitoso e participativo, o prefeito interagiu com os discentes, explicou e sanou várias perguntas e dúvidas a respeito desse Poder e da Prefeitura Municipal e, aproveitando o momento, deu conselhos para a vida estudantil dos jovens.

O mesmo também ouviu, atento e solicito, reivindicações dos alunos e, com muita presteza e simpatia, anotou os anseios dos educandos, garantindo melhorias para o processo de aprendizagem.

Anteriormente a esta etapa, foram realizadas duas etapas extraclasse.

Na primeira etapa, os alunos puderam adentrar às sedes dos Poderes Legislativo e Executivo Municipais, sendo recebidos e guiados por funcionários desses locais, podendo assim conhecer como funciona cada local sede dos referidos Poderes.

Na segunda etapa foram propostas e realizadas entrevistas com os representantes do Legislativo, os vereadores. Os alunos, divididos por equipes, puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da Câmara Municipal. As entrevistas foram gravadas em vídeo.

O projeto ainda contará com outras etapas ao longo do ano, até a culminância no mês de outubro, mês das eleições municipais.

MaisPB

Leia Também