João Pessoa, 09 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FIM DO IMPASSE

PPS escolhe hoje presidente do Diretório Estadual na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 09/03/2012 ás 08h08

O PPS definirá na tarde de hoje o nome do novo presidente de seu Diretório Estadual na Paraíba. Com candidatura única, a deputada estadual Gilma Germano não deverá encontrar problemas em ascender ao posto, que ocupou passageiramente antes da invalidação do último congresso, em novembro passado. Sem chegar a um acordo interno, o seguimento oposicionista da legenda garantiu que não participará do encontro e não manifestará qualquer apoio. “Desejo sorte à presidenta Gilma, mas nosso grupo não estará presente”, confirmou o deputado Janduhy Carneiro.

O Congresso Estadual do PPS acontece a partir das 14h, no Hotel Ouro Branco. O evento deverá levar a deputada Gilma Germano à presidência, desta vez sem surpresas quanto a validade do certame. A garantia está na presença da Executiva Nacional do partido, incluindo o seu presidente, o deputado Federal Roberto Freire. “Eles estarão presentes e, desta vez, vai dar tudo certo. Sair do Congresso como presidenta é um presente na semana internacional da mulher”, pontuou a parlamentar.

Depois de ser confirmada na função, Gilma pretende trabalhar para manter a força e o crescimento do PPS na Paraíba. “O partido está forte, determinado a crescer. Deveremos ter 30 pré-candidatos em todo o Estado e 2012 é realmente para crescer”, garantiu. Na Capital, o objetivo continuará sendo o apoio ao pleito do secretário de Estado da Comunicação, Nonato Bandeira. “Em João Pessoa o nome é o de Bandeira e trabalhamos para garantir isso. Nonato tem um perfil de continuidade e ampliação do projeto atual e o PPS se orgulha de ter em seus quadros um nome como o dele”, destacou.

Apesar da força da candidatura de Nonato, o bloco oposicionista do PPS não desistiu de também apresentar um pré-candidato, o deputado Janduhy Carneiro. “O pleito está mantido porque ainda temos o apoio da Executiva Nacional, enquanto a executiva não tomar uma oposição, nós nos manteremos na disputa”, prometeu. O grupo, no entanto, não se manifestará para disputar o Diretório Estadual, deixando o caminho livre para Gilma.

De acordo com o deputado, o que motivou a decisão foi a falta de condições para estabelecer uma disputa, já que as Comissões Provisórias municipais de oposição teriam sido dissolvidas pela atual gestão do partido. “O acordo era a manutenção das comissões formadas pelo ex-presidente estadual, José Bernardino, mas isso não foi mantido. Não teríamos chance de disputar o partido com a dissolução das comissões ligadas a nós”, analisou.

O quadro favorável à base de situação isola o grupo de Janduhy na legenda. O deputado, que desejou sorte à Gilma em sua administração, chegou a cogitar o abandono da sigla caso não encontre amparo interno para os seus pleitos. Ciente das declarações do correligionário, Gilma Germano lamentou sua postura. “Lamentamos e pedimos que ele converse antes de se decidir, que procure a unidade interna. Mas respeitamos se for realmente a sua opinião”, declarou.

A deputada negou que o Diretório esteja dissolvendo as Comissões Provisórias, o que seria comprovado com a existência de manifestações de todas as partes do Estado e de vários seguimentos internos a favor de sua candidatura. No que se refere à ausência dos partidários no Congresso, a deputada renovou o convite. “O Congresso é um espaço democrático. Respeitamos quem não quer comparecer, mas digo que eles devem ir lá, sim, até para debater o que não concordam. Quem tem compromisso com o partido deve participar”, concluiu.

O Congresso Estadual que elegeu Gilma Germano presidenta do PPS ocorreu no último dia 26 de outubro. O evento, no entanto, foi invalidado pela Executiva Nacional depois de denúncias de irregularidades por parte do grupo do então presidente, José Bernardino. Sem uma nova decisão e com o fim do mandato de Bernardino, a Nacional acabou montando uma comissão provisória para comandar a legenda. A comissão, liderada pelo vereador Bruno Farias, possui poderes até hoje, quando os filiados poderão escolher através do voto.
 

Correio da Paraíba

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x