João Pessoa, 26 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
Como foi anunciado, o encerramento da Semana da Publicidade 2023 dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária UNIESP aconteceu nessa quinta (25) focando as temáticas mais relevantes do mercado e, claro, trouxe profissionais para dialogar com os estudantes.
Mídia e Publicidade
Pela manhã, o o auditório executivo do UNIESP ficou pequeno ao reunir egressos e profissionais do mercado para debater com os estudantes sobre a diversidade de mídias disponíveis na atualidade, desafios, possibilidades e inovações e teve como mediador, o professor Mastroianne Sá.
O painel de profissionais reuniu egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária UNIESP como Thiago Carvalho (Egresso e Fundador da Wifi.fi), Mayara Araújo (Egressa e representante da Eli Mídia em Ônibus), Felipe Fernandes (Egresso e Fundador da Agência TSN), Priscila Luciélen (Egressa e Profissional de Mídia), bem como estudantes, como Emilly Mayra (Influenciadora Digital e Fundadora da Loja Herss) e convidados do mercado com atuação no digital e na tecnologia, como Cecília Veloso (CEO da LIT Collective e LIT Club), Renata Quintãs (Influenciadora Digital), e Marcella Diniz (Influenciadora Digital e Fundadora da Girl Piercer).
Na roda de conversas, os convidados e estudantes dialogaram sobre o conceito de mídia, a multiplicidade da atuação profissional no mercado envolvendo mídias diversas, inovação, oportunidades, como se capacitar, estratégias e cada profissional contribuiu dando dicas de quais habilidades trabalhar, competências desenvolver, fontes e referências consultar para se preparar para crescer na carreira.
O que o mercado espera dos formados em Publicidade?
A noite de encerramento da Semana da Publicidade 2023 teve como foco vários profissionais para conversar e responder a questões que todo estudante deseja saber: o que o mercado espera dele? Quais habilidades, competências e conhecimentos são fundamentais para se posicionar bem como profissional? Quais os desafios e oportunidades?
Para falar sobre suas carreiras e experiências, além de responder a essas e outras perguntas dos estudantes da área, o coordenador, Daniel Costa, convidou Masao Yogi, egresso, redator publicitário com diversas premiações, copyright do canal Me Polpe!, dentre outros projetos; a profissional de marketing Flávia Tabosa, gerente de marketing da TNS Latam, empresa de tecnologia da informação; ainda, o publicitário, consultor e empresário Ruy Dantas (Grupo Sin); e a gestora de comunicação e marketing do UNIESP, Chris Guedes, que mediou o bate papo.
Os profissionais convidados compartilharam suas experiências, histórias e trajetórias profissionais no mercado paraibano e nacional, além de responder às perguntas dos estudantes que buscavam ampliar seus aprendizados, habilidades e competências para se tornarem profissionais desejados pelo mercado e iniciar da melhor forma sua carreira ou empreendimento.
Ativação de Marcas pelos estudantes
O encerramento da Semana da Publicidade 2023 contou com a presença da JCarneiro promovendo a linha Kwid e Kwid E-Tech (100% elétrico) para estudantes e visitantes do evento e do UNIESP como parte da atividade dos estudantes da disciplina de Promoção de Vendas e Merchandising.
Durante todo o evento, no Hall do Bloco Central, os estudantes tiveram a experiência de dialogar com o mercado buscando empresas de diversos segmentos para fazer ações de promoção das marcas, contando com a presença de outras marcas, além da JCarneiro (Veículos), como a Schoffel (Cosméticos), UP Personalizados (Brindes), Eli Mídia em Ônibus (Mídia), Cachaça São Paulo (Bebidas), Amazing Donuts (Alimentação), LIT Collective (Tecnologia, UX e Web3).
Impressões sobre o evento
De acordo com a reitora do Uniesp, professora Érika Marques, a Semana de Publicidade foi um avanço. “O sucesso já era esperado, nós sabemos o que oferecemos aos alunos, futuros publicitários, o que temos de melhor. Estão de parabéns, o professor Daniel Costa, os alunos e os convidados”, pontua Erika.
“Foi mais que uma Semana de Publicidade, foi o que tinha de ser: um grandioso evento que o Uniesp vem realizando há muitos anos, com diversos palestrantes e temas atuais, reunindo nossos alunos e convidados, num espaço de tempo maior do que o definido pela organização do evento, porque o conhecimento e a troca de informações ultrapassam os limites do tempo”, comentou a pró reitora, Iany Barros.
Para Daniel Costa, coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária do UNIESP, a Semana da Publicidade 2023 reuniu e atendeu às expectativas dos estudantes, que indicaram em pesquisas internas as temáticas que gostariam de ver durante o evento.
“Reunir estudantes e professores junto a egressos e profissionais do mercado durante quatro dias abordando os temas mais relevantes para a formação plena de nossos alunos foi extremamente desafiador e gratificante ao vermos o resultado”, afirmou Daniel. “Oportunizar aos alunos esses momentos de troca de experiências com quem vivencia o mercado é de extrema importância para os estudantes e para a academia, que em nossa área, precisa estar constantemente dialogando e se atualizando. Sem dúvidas o sucesso do evento foi fruto do envolvimento e dedicação dos nossos estudantes, participando como plateia, monitores e até palestrando, assim como dos professores, funcionários e demais setores da instituição, além das parcerias com pessoas, empresas e instituições do mercado”, concluiu.
A 15ª Semana da Publicidade aconteceu de segunda (22) a quinta (25), com programação gratuita, e foi um aquecimento para a comemoração oficial no segundo semestre de 2023 dos 25 anos de Publicidade e Propaganda e 15 anos de Produção Publicitária UNIESP, contando com a presença dos estudantes dos cursos, egressos, profissionais do mercado e público em geral.
O evento, que acontece desde os primeiros anos do curso, permite a troca de experiências e conhecimentos entre a academia e o mercado publicitário, de comunicação e marketing, bem como o contato direto entre os futuros e já atuantes profissionais destas áreas.
Imagens da Cobertura da Semana da Publicidade feitas pelos estudantes Mateus de Medeiros da Silva e Jaqueline Braz.
EM CAMPINA GRANDE - 21/05/2025