João Pessoa, 22 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DEFINIÇÃO

PT define hoje se terá candidatura própria ou não em Campina

Comentários: 0
publicado em 22/04/2012 ás 08h41

 O Partido dos Trabalhadores deverá consolidar hoje, no encontro dos seus 200 delegados eleitos no último domingo, a tese para a escolha da candidatura própria da legenda à sucessão municipal ou até mesmo a escolha da política de alianças com os partidos da base do governo Dilma. O encontro será realizado a partir das 8h30, no auditório da Escola Técnica Redentorista.

O Secretário de Organização do PT, Sérgio Bandeira, explicou que o encontro terá início com o credenciamento de todos os delegados que votarão para escolha da candidatura própria. O credenciamento deve se estender até às 10h30 no máximo. “Se houver o quórum mínimo de 101 delegados, os trabalhos serão iniciados”, disse Sérgio Bandeira.

Observado o quórum mínimo, os delegados farão a análise das pré-candidaturas e avaliarão qual a que reúne mais condições de participar da disputa pelo Governo Municipal no dia sete de outubro. Sérgio Bandeira ressaltou que, após a análise e a defesa de todas as teses a serem levantadas, é que será iniciada a votação. A chapa mais votada será a escolhida, mas os delegados podem decidir pela não aprovação de candidatura própria e evoluir para uma aliança com outra legenda.

Encontro será decisivo –O evento será decisivo para a escolha de uma candidatura viável ou para aprovar o apoio do PT à pré-candidata Daniella Ribeiro, do PP, que não esconde o desejo de ter a legenda como aliada. A tese da aliança com o PP está sendo defendida pela Democracia Socialista, uma das correntes do PT na cidade.

Após o encontro de amanhã, o passo seguinte será a formação da chapa proporcional. “Temos que recuperar nosso espaço na Câmara, fazendo coligação com legendas que não tenham candidatos a prefeito”, ressaltou Socorro Ramalho, Secretária Geral do PT campinense.

Em 2000, o PT fez aliança com o PMDB, garantindo a eleição do hoje senador Cássio Cunha Lima. Quatro anos depois, no segundo turno, contribuiu para a primeira eleição do prefeito Veneziano Vital do Rego, reiterando o apoio na reeleição dele em 2008.

“Temos muitos filiados, mas, poucos participam da vida do PT e o que se vê são as mesmas lideranças”, queixou-se a secretária Socorro Ramalho, salientando, por outro lado que, o PT tem o maior tempo no horário gratuito de televisão e que, outros partidos tem menos condições e mesmo assim estarão participando do processo eleitoral.

Disputa ficou acirrada –Depois do processo da entrega dos cargos, a disputa ficou ainda mais acirrada internamente, a partir dos posicionamentos adotados para finalizar a aliança de sete anos com o PMDB. Mesmo com a tese de marchar em faixa própria, alguns petistas ainda defendem o alinhamento junto ao projeto do PMDB, além da aliança com o PP de Daniella Ribeiro.

Neste domingo, os delegados definirão a melhor estratégia eleitoral para o partido, a partir das várias teses que poderão ser levantadas no Encontro Partidário. Vão disputar no voto, a tendência democracia socialista com o nome do professor Pedro Lúcio, a corrente Construindo um Novo Brasil, majoritária no processo, indicando 142 delegados e que subscreveu o nome do professor da UFCG, Márcio Caniello para ser pré-candidato a prefeito e a chapa Construindo uma nova Campina, que apresentou o nome do presidente do partido, Alexandre Almeida,.

O secretário de organizações do partido, Sérgio Bandeira considerou que a dinâmica partidária no PT se diferencia das demais legendas, dando oportunidade a cada filiado de escolher a melhor estratégia na política”, destacou Bandeira, que lamentou o espírito antidemocrático que alguns companheiros adotaram na fase final do processo em relação à militância.

Para Bandeira, agora é a vez do PT, que vem contruindo uma agenda positiva para o estado a partir da assembléia legislativa e quer levar esse novo modelo para as cidades. “O PT tem atuado de forma coadjuvante nos últimos anos na cidade, embora em todas as disputas tenha sempre decidido. O PT decidiu voltar a ser protagonista, daí a necessidade de colocarmos nossas candidaturas na rua,”frisou.

Mapeamento da PB –O deputado estadual Frei Anastácio (PT) fez um mapeamento completo de todas as regiões da Paraíba sobre a conjuntura política local, para definir os rumos a serem tomados nas eleições deste ano.

Na sexta à noite, ele reuniu petistas de 23 municípios para discutir as eleições deste ano e estratégias a serem desenvolvidas em cada cidade. “Nesses 23 municípios que agregam todas as regiões, temos mais de 100 candidatos a vereador e vários candidatos a prefeito e vice”, disse Frei Anastácio.[

Segundo ele, o mandato realiza esse tipo de reunião para que as ações do mandato sejam integradas e cada região saiba o que esta acontecendo entre elas. A reunião também serviu para traçar metas que serão perseguidas em cada área. “O nosso mandato esté sempre em construção, uma vez que temos ações no campo e na cidade. A nossa meta e contribuir com o crescimento do PT, nas próximas eleições, com o aumento do numero de vereadores,prefeitos e vices”, assegurou.

Os petistas vieram dos seguintes municípios: Mulungu, Alhandra, Sape, Capim, Solanea, Lagoa Nova, Alagoinha, Imaculada, Manaira, Junco do Serido, Areia, Caapora, Esperança, Mogeiro, Cajazeiras, Conde, Campina Grande, Aparecida e Santa Rita.

Jornal Correio da Paraíba

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x