João Pessoa, 02 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INSERÇÃO

Encontro discute inserção de deficientes no mercado de trabalho

Comentários: 0
publicado em 02/05/2012 às 12h49

Um encontro promovido pela Fundação Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência (Funad) reuniu representantes da Delegacia Regional do Trabalho, Senai, entidades de pessoas com deficiência e profissionais de recursos humanos de várias empresas de Campina Grande. O evento discutiu a Lei 8.213/91, que estabelece que empresas com mais de cem funcionários contratem portadores de deficiência.

Na ocasião, eles reclamaram que, além de descumprirem as cotas, algumas empresas não são adaptadas, o que dificulta o acesso ao trabalho. A Funad se colocou à disposição para capacitação e treinamento das pessoas com deficiência e acompanhamento jurídico no caso de descumprimento da Lei. A Fundação ainda está realizando um curso para agente administrativo que visa atender a demanda do mercado.

O Senai de Campina Grande também se dispôs a oferecer cursos e facilitar o encaminhamento dos trabalhadores. Já o Ministério Público do Trabalho e a Delegacia Regional do Trabalho abordaram a necessidade de atuação junto às empresas, não apenas de forma punitiva, mas principalmente educativa, onde os representantes do setor de recursos humanos devem trabalhar a inserção de forma efetiva.

Redação

Leia Também