João Pessoa, 04 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) defende a expansão de cursos da rede de institutos federais para funcionários das redes estaduais e municipais de educação, como forma de garantir a esses profissionais melhores condições de gerir aos nossos estudantes um ensino público de qualidade. Nesse sentido, o senador buscará para as unidades do IFPB as ações integram o Programa Nacional de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), que oferta formação técnica de nível médio a servidores dos quadros efetivos escolares.
Segundo ele, a inciativa já iniciada neste mês, em Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e Paraná, ajudarão a qualificar 12 mil profissionais de escolas públicas brasileiras. A luta do senador é para garantir a instalação do programa o mais breve possível nas unidades do Estado. Neste sentido, Vital já teve por parte do ministro da Educação Aluísio Mercadante a confirmação de que a partir de agosto, estão previstas mais 54 mil vagas em outras unidades da Federação e que os profissionais da educação do Estado certamente serão beneficiados.
A formação abrange as áreas de alimentação escolar, multimeios didáticos, secretaria escolar e infraestrutura escolar. Os cursos, previstos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, fazem parte do eixo tecnológico de apoio educacional e têm carga horária de 1,2 mil horas.
Vital do Rêgo vem constantemente lutando pela expansão de pelo menos mais cinco unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) nas cidades de Catolé do Rocha, Areia, Pedras de Fogo, Santa Rita (que atenderia Bayeux, Cruz do Espírito Santo e Sapé); e uma unidade especial para atender Itaporanga, Conceição e Piancó. “Recentemente inauguramos a unidade de Guarabira, nosso compromisso é possibilitar aos paraibanos mais acesso ao conhecimento e a educação pública de qualidade”, enfatizou Vital.
MaisPB
com Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025