João Pessoa, 13 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CONFIRA

Especialistas explicam o que é verdade nos conselhos maternos

Comentários: 0
publicado em 13/05/2012 às 14h18

 Você nunca parou e pensou que aquela sopa que a sua mãe preparava a cada dor de barriga parecia mesmo milagrosa? Ou que aquele chá na hora da cólica tinha o incrível poder de resolver tudo?

É, sabedoria de mãe quase sempre funciona. Mas, será que todas elas devem ser levadas a sério?

Boa parte delas, dizem os especialistas, não são totalmente infundadas – e foi justamente atrás dessas explicações que nós fomos. Confira sete sábios conselhos de mãe e veja se eles são verdadeiros ou não.

“Não come doce antes do almoço ou vai estragar o apetite”

Explicação: é verdadeira em parte. O nutricionista Ricardo Zanuto explica que tudo depende da quantidade ingerida. “Quando comemos doce, aumentamos a quantidade de insulina no organismo e ela realmente faz diminuir a fome. Se a pessoa chupar uma bala isso não afetará o apetite, mas se comer quatro bombons, por exemplo, poderá ficar sem fome”, diz ele.

“Comer uma maçã vai te ajudar a recuperar a voz”

Explicação: é verdadeira em parte. De fato, há algum fundamento científico nesta sabedoria de mãe. Segundo especialista em medicina interna Lisângela Preissler, a maçã é uma fruta rica em ácido málico, que tem propriedade de fluidificar secreções e hidratar as cordas vocais. O nutricionista Ricardo Zanuto complementa: “A maçã tem efeito adstringente, agindo na limpeza do trato vocal e auxiliando na assepsia da boca e da faringe”. Leia:

“Depois de almoçar é preciso esperar duas horas para entrar na piscina”

Explicação: é falsa. A cultura popular defende a ideia de que o banho (de piscina ou não), após ingesta alimentar, pode causar má digestão (a popular congestão). Segundo Lisângela Preissler, essa lenda pode ter relação com o fato de que, após a ingesta alimentar, boa parte do fluxo sanguíneo se direciona para a digestão, tornando mais lento o fluxo sanguíneo em outros órgãos e sistemas do corpo. “Todavia, não há nenhuma razão para recomendar que as pessoas evitem os banhos após qualquer refeição”, afirma a médica.

“Está com cólica? Toma um chá de erva cidreira que melhora”

Explicação: é verdadeira. De acordo com Zanuto, uma das propriedades da erva cidreira é a carnistina, que age no corpo auxiliando na melhora dos sintomas da cólica. Quer saber mais sobre os poderes das plantas? Acesse o nosso Guia de Plantas Medicinais!

“Não come muito chocolate ou vai ficar com espinhas”

Explicação: é falsa. Segundo Zanuto, o aparecimento de espinhas tem alguma ligação com a ingestão de alimentos muito gordurosos, mas está mais relacionado aos hormônios produzidos pelo corpo. Leia mais: Cuidados que evitam o aparecimento de espinhas

“Toma um leite quente antes de deitar, para dormir bem”

Explicação: é verdadeira em parte. O leite tem triptofano, um aminoácido que aumenta a quantidade de serotonina no cérebro. A serotonina, por sua vez, gera fadiga e sono. Por outro lado, leite tem proteína, e há alguns estudos que mostram que a alta ingestão de proteína diminui o efeito do triptofano. “Não há consenso na ciência, mas há relatos de pessoas que sentem mais sono quando tomam leite antes de se deitar”, conclui Zanuto.

“Comer uma sopinha vai fazer melhorar a diarreia”

Explicação: é verdadeira. A diarreia ocasiona perda de líquidos. Por isso, a sopa ajuda.

“Não é qualquer sopa que ajuda nesses casos. É preciso que seja feita com bastante água e que se opte por alimentos ricos em amido, como batata, cenoura, abobrinha, chuchu, evitando ingredientes que produzam gases, como brócolis e repolho”, explica o nutricionista.

IG

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas