João Pessoa, 16 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INCLUSÃO

Estela realiza primeira plenária do Programa de Governo

Comentários:
publicado em 16/05/2012 às 11h20
A- A+

 Estelizabel Bezerra (PSB), pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, realizou plenária junto ao segmento da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de reafirmar o compromisso com o segmento e ouvir as expectativas e demandas do segmento para inseri-lãs no programa de governo do PSB, nesta terça-feira (15), no Hotel Caiçara. Estiveram presentes mais de 200 participantes entre pessoas com deficiência, profissionais que atuam junto a eles, familiares e cuidadores. A participação da professora Joana Belarmino e dos representantes das associações das pessoas com deficiência deu um caráter qualitativo ao debate.

Para Temistocles Normando da ASDEF – Associação de defesa dos deficientes físicos, os avanços existentes ainda estão muito aquém de atender as necessidades das pessoas com deficiência e considerou que o maior dos desafios é transformar as leis existentes em realidade.

A professora da UFPB Joana Belarmino pontuou a necessidade de se estruturar a política da pessoa com deficiência, em dialogo constante com o segmento. Segundo Joana, Estelizabel Bezerra possui preparo e compromisso histórico com esse diálogo.

Jean clode, representante da seleção estadual de basquete da Paraíba, e um grupo de cadeirantes consideraram a necessidade de investimento nos esportes paraolimpicos, visto que a Paraíba e João Pessoa possui um celeiro de talentos brutos que precisam ser lapidados. "Estelizabel é a pessoa com compromisso e sensíbilidade a causa, pois enquanto secretaria de planejamento convocou por varias vezes e dialogou com o segmento para desenvolver o projeto de um ginásio paraolímpico", ressaltou.
A pré-candidata socialista demonstrou ter conhecimento da realidade que envolve as pessoas com deficiência. Segundo ela os últimos dados do IBGE e a ampliação do conceito de deficiência, a cidade de João Pessoa comporta hoje cerca de 27% de sua população com deficiência pré-existente ou adquirida, que as impedem de exercer plenamente seus direitos."Esse indicador tem grande relevância e exige uma ação mais enérgica para tornar a cidade acessível e as políticas sócias melhor qualificadas para atender as necessidades de uma parcela significativa de nossa população", destacou.

Dentre os avanços reconhecidos Estelizabel listou a frota de ônibus acessíveis um total de 179 ônibus, o cumprimento da Norma brasileira 9050/2004 que torna acessível as edificações da cidade, a adaptação dos prédios públicos atendendo essa legislação, a criação e estruturação do centro de referencia da pessoas com deficiência com abordagem intersetorial envolvendo as áreas da saúde, educação e assistência social.

Contudo Estelizabel também apontou os novos compromissos, pois, segundo ele, "a cidade Socialmente justa e com habitabilidade, conceitos e princípios de nosso Programa de Governo só é possível com a inclusão e a participação das pessoas com deficiência."

A pré-candidata propôs a criação da Coordenadoria de Pessoa com Deficiência para centralizar as demandas e impulsionar a politica dirigida ao segmento, a requalificação urbana com acessibilidade integral nas grande avenidas e nas vias de acesso aos equipamentos de referencia das pessoas com deficiência e um programa de qualificação profissional e de apoio ao desporto diferenciados dirigido ao segmento. Foi estabelecido junto aos representantes das associações, a participação do segmento nos grandes seminários do Programa de Governo.“Queremos a sociedade ideal, mas precisamos estabelecer o que é prioritário, estruturando as acoes, planejando as metas de governo para os 4 anos de gestão e assim sucessivamente”, salientou.

Ciclo de plenárias – A primeira plenária com o segmento de Pessoas com Deficiência, que se encontra inserido dentro do contexto de uma cidade justa socialmente e com habitabilidade, contou com a presença do presidente municipal do PSB, Ronaldo Barbosa, do presidente do PV Sargento Denis, de representantes do diretoriondo PT, de precanidatos do PC do B e do PSD.

A plenária que fez parte da programação formulada pela coordenacao de campanha de Estelizabel Bezerra consistiu em debater diretrizes, ações e metas para o programa de Governo do PSB.

Ainda serão realizadas plenárias com o segmento dos movimentos populares, de mulheres, LGBT, cultura, juventude, sindical, de idosos, e desportistas e em seguida os seminários:

Cidade Socialmente Justa, generosa e com mobilidade social e políticas públicas – democracia participativa, saúde, educação para cidadania, assistência social, cultura, esporte e lazer, geração de emprego e renda e cidadania para as mulheres; Cidade Habitável – mobilidade urbana e a segurança pública; Cidade Sustentável – sistema de parques urbanos e unidades de conservação, eficiência energética, saneamento integrado, empregabilidade, economia solidária, finanças e tributos.

Assessoria

error: Alerta: Conteúdo Protegido !!