João Pessoa, 20 de maio de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
surto da doença

Varíola de macacos: brasileiro é 1º diagnosticado com a doença na Alemanha

Comentários:
publicado em 20/05/2022 às 15h43
A- A+

Um brasileiro ainda não identificado foi a primeira pessoa a ter o diagnóstico positivo para varíola dos macacos na Alemanha. Trata-se de um paciente de 26 anos com passagens por Portugal e Espanha antes de chegar ao país. Ele visitou as cidades Düsseldorf e Frankfurt e Munique.

O ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, disse que era apenas uma “questão de tempo” até que a varíola dos macacos chegasse ao país. Lauterbach se mostrou confiante de que um surto pode ser contido com um vírus que parece não ser transmitido facilmente. Para isso, no entanto, é preciso que as autoridades tomem atitudes de forma imediata.

“Agora analisaremos o vírus mais de perto e examinaremos se envolve uma variante mais contagiosa”, disse Lauterbach, segundo a Reuters.

Vários casos foram confirmados no Reino Unido, Espanha e Portugal. Hoje, a França também anunciou a primeira detecção. Com isso, se trata do maior e mais extenso surto de varíola dos macacos já registrado na Europa. Até o momento, não se sabe se existe conexão entre os positivos individuais identificados atualmente.

A varíola dos macacos é uma doença viral originária do reino animal, que apenas ocasionalmente provoca infecções em pessoas. O período de incubação da enfermidade costuma ser de seis a 13 dias, mas pode oscilar também de cinco a 21.

MaisPB com Estadão 

MaisTV

Governador entrega mais de 100 ônibus para transporte escolar

EDUCAÇÃO - 01/07/2022

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas