João Pessoa, 29 de janeiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
primeira dose

Mais de 13 mil já receberam vacina em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 29/01/2021 às 07h32
atualizado em 29/01/2021 às 04h33

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 13.640 pessoas. Desse total, 2.897 doses foram aplicadas nesta quinta-feira (28), quando teve início a imunização dos trabalhadores dos serviços de Atenção Básica, além de nove hospitais da rede pública e privada. A vacinação dos funcionários dessas unidades de saúde segue no turno da noite e ainda nesta sexta-feira (29).

Uma das trabalhadoras vacinada foi Janaína Alves, recepcionista do Instituto Cândida Vargas (ICV), maternidade da rede municipal. Ela trabalha na unidade há mais de 20 anos e contou que os últimos meses têm sido um pouco mais difíceis por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Apesar de não estarmos num serviço de referência para Covid-19, chegamos a receber algumas gestantes que estavam com o vírus e foram encaminhadas para o serviço mais adequado. Então, de toda forma, nós temos contato com muita gente e precisamos ter todos os cuidados necessários para evitar a infecção. Por isso que considero essa vacina uma dose de felicidade e esperança para nós e nossos familiares”, disse Janaína.

Além do ICV, estão sendo vacinados os trabalhadores dos hospitais Ortotrauma de Mangabeira, Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Guarnição de João Pessoa, São Vicente de Paula, Arlinda Marques, Napoleão Laureano, Edson Ramalho e São Luís.

Já foram vacinados os funcionários dos hospitais que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Samu-192, Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB), Instituto de Medicina Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbito (SVO), Vigilância Epidemiológica Municipal (Viep) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), além dos idosos que residem em instituições de longa permanência e os trabalhadores desses locais.

Idosos acamados – A PMJP está realizando o agendamento para imunizar idosos acamados a partir de 80 anos. A fixação de uma data pode ser feita através do telefone 3214-7149 ou diretamente no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), localizado na Rua Miguel Bastos Lisboa, nº 115, no bairro de Miramar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além desse canal para agendamento, os usuários com algum familiar nesse perfil podem também procurar informações com os agentes da unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa. Para os idosos a partir de 60 anos com a mesma limitação de mobilidade, o SAD está fazendo um cadastro para que esse grupo seja vacinado posteriormente, à medida que o município receba novas doses da vacina.

Vacinas – No primeiro lote, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu do Ministério da Saúde 15.191 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). Na segunda remessa, o município recebeu 11.850 doses do Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão do Ministério da Saúde é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

Cronograma de Vacinação:
Sexta-feira (29 de janeiro)
– Instituto Cândida Vargas;
– Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma);
– Hospital de Guarnição de João Pessoa;
– Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena;
– Hospital São Vicente de Paula;
– Hospital Infantil Arlinda Marques;
– Hospital Napoleão Laureano;
– Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho;
– Hospital São Luís;
– Vacinação Atenção Básica Referências SR/ coleta RTPCR

Segunda e terça-feira (1º e 2 de fevereiro)
– Hospital João Paulo II;
– Hospital Infantil Amip;
– Hospital Dom Rodrigo;
– CLIM Hospital Geral;
– Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE)
– Hospital Padre Zé;
– Hospital Samaritano;
– Vacinação Atenção Básica Referências SR.

MaisPB

Leia Também