João Pessoa, 30 de outubro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
conclusão da investigação

Erros do piloto levaram à queda de avião com Diniz

Comentários: 0
publicado em 30/10/2020 às 09h42
atualizado em 30/10/2020 às 13h35

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu em investigação que as condições meteorológicas adversas, além da atitude e indisciplina de voo do piloto provocaram a queda da aeronave que resultou na morte do cantor Gabriel Diniz. O relatório do acidente foi elaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e divulgado nessa quinta-feira (29).

No relatório consta que o piloto não avaliou adequadamente os parâmetros para a operação da aeronave com a decisão do prosseguimento do voo em condições meteorológicas desfavoráveis. Além disso, a aeronave não estava equipada com radar meteorológico e não era certificada para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), sendo autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) operar sem Condições de Voo Visual (VMC).

Conforme a investigação, o piloto Linaldo Xavier estava somente qualificado para realizar o voo em rota em condições estritamente visuais.

A aeronave caiu no Povoado Porto do Mato, no município de Estância, em Sergipe, no dia 27 de maio de 2019, provocando as mortes de Gabriel Diniz e dos pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias.

MaisPB

Leia Também