João Pessoa, 06 de agosto de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROGRAMAÇÃO

Quinteto da Paraíba realiza live com Toninho Ferragutti nesta sexta-feira

Comentários: 0
publicado em 06/08/2020 às 12h02

O grupo Quinteto da Paraíba, em parceria com o Terraço Cultural Virtual da Adufpb (Sindicato dos Professores da UFPB), realiza nesta sexta-feira (7/8), a partir das 18h, a segunda edição do projeto “Quinteto Convida em Casa”, com transmissão pelo Youtube. Desta vez, o convidado é o acordeonista, compositor e arranjador Toninho Ferragutti. Natural do município de Socorro, em São Paulo, Ferragutti tem 13 CDs (entre solos e em parceria) e três indicações ao Latin Grammy Awards (2000, 2014 e 2019).

Esta segunda edição do “Quinteto Convida em Casa” segue o modelo da live de estreia, realizada no dia 3 de julho, com o músico Xangai. O evento chegou a quase 3,5 mil visualizações e foi considerado um sucesso pelos organizadores. Como da primeira vez, vídeos de apresentações previamente editados serão alternados com performances ao vivo, bate papo entre os músicos e alguns depoimentos.

A live é transmitida pelo canal da Adufpb no Youtube (www.youtube.com/ADUFPB). Mas a parceria entre o Quinteto da Paraíba e o sindicato precede à realização do evento on-line. O “Quinteto Convida”, projeto que traz à Paraíba grandes nome da música brasileira, recebe o apoio da Adufpb desde 2017. Na véspera da apresentação, um ensaio aberto ao público é realizado sempre no terraço cultural Silvio Frank Allen, na sede do sindicato, na UFPB. Com a pandemia do novo coronavírus, o projeto ficou meses suspenso, mas retornou no início de julho em formato on-line.

Sobre Toninho Ferragutti

Considerado um dos mais inventivos e talentosos acordeonistas do país, Toninho Ferragutti é filho do compositor e saxofonista Pedro Ferragutti e possui uma extensa participação em centenas de CDs e shows de artistas do Brasil e do exterior, assim como indicações ao Grammy Latino e aos prêmios Tim, Governador do Estado de São Paulo e Prêmio da Música Brasileira.

Antes de se profissionalizar, cursou três anos de veterinária na UNESP de Botucatu, mas abandonou a graduação no último ano para se mudar definitivamente para São Paulo. O ano de 1983 marca o início de sua carreira como músico profissional. Apresentando-se em programas de televisão, participando de gravações de discos e gravações de trilhas para cinema e novelas.

Conquistou o troféu Açorianos de Música 2014/2015 como melhor compositor Erudito e o Troféu Cata-Vento 2015 na categoria Música Instrumental. O seu CD “A Gata Café” está entre os melhores de 2016 e por meio dele recebeu o prêmio de melhor solista na categoria Música Instrumental no 28º Prêmio da Música Brasileira.

Além disso, participou de shows e gravações de CDs de grande parte dos artistas da MPB como Gilberto Gil, Maria Bethania, Edu Lobo, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Mônica Salmaso, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Chico Cesar, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Lenine, Paulo Moura, Marisa Monte, Elza Soares, Dory Caymi, Joyce, Nelson Ayres, Nico Assunção, Hermeto Paschoal, Lenine, Elza Soares, Quinteto Violado, Grupo Corpo, Mario Adnet, Proveta, entre outros.

Sobre o Quinteto da Paraíba

Criado em 1989 no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, o Quinteto da Paraíba possui uma carreira sublinhada pelo êxito. O grupo é formado por renomados instrumentistas da Paraíba e considerado um dos melhores grupos instrumentais em atuação no país. Foi apresentado pelo selo Kuarup como “uma das melhores surpresas instrumentais do Brasil nos últimos anos. Um quinteto de cordas com técnica de música de câmara e suingue de música popular”.

O projeto “Quinteto Convida” foi criado em 2016. A primeira apresentação ocorreu no mês de outubro, com o cantador Xangai. A ideia do projeto é receber cantores e/ou instrumentistas para dividir o palco com o Quinteto da Paraíba, revisitando suas obras ou homenageando outros artistas.

SERVIÇO

Quinteto Convida em Casa – Com Toninho Ferragutti

Data: sexta-feira, 7 de agosto

Horário: 18h

Transmissão pelo canal da Adufpb no Youtube: www.youtube.com/ADUFPB

Leia Também