João Pessoa, 25 de janeiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Vôlei de Praia

Hemocentro coleta sangue na arena do Circuito

Comentários: 0
publicado em 25/01/2020 às 10h51

O Hemocentro da Paraíba foi até a arena esportiva do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, etapa João Pessoa, para sensibilizar atletas e apaixonados pelo esporte para a importância da doação de sangue. Na sexta-feira (24), foi realizada uma coleta externa de sangue em uma área montada em frente ao evento esportivo, que contou com a unidade móvel e uma equipe de mais de 10 profissionais.

Segundo a diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, a inciativa da Confederação Brasileira de Vôlei de Praia, da Federação Paraibana de Vôlei de Praia e do Banco do Brasil soma forças com o Hemocentro PB no sentido de mobilizar a população para a doação de sangue.

“Em um evento desta grandeza, que é referência nacional, temos a oportunidade de dar visibilidade à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, tanto para população do Estado, como para turistas e visitantes que estão na capital paraibana”, frisou a diretora-geral.

A presença da unidade móvel em frente à arena do vôlei, foi o incentivo que faltava para a estudante Gabryelle Melo, de 19 anos, fazer a sua segunda doação de sangue. Na abertura da ação ela foi a primeira a comparecer. “Estou com umas amigas que ficaram na arena do vôlei, enquanto eu vim doar sangue. Toda vez que consigo doar, eu me sinto realizada, afinal com uma simples picadinha e 10 minutos de doação eu sei que vou ajudar muitas vidas”, disse Gabriyelle, que doou pela primeira vez em maio de 2019.

Para o casal Jhovito Evaristo Correa e Karine Gonzaga Ronchi, natural do estado de Santa Catarina, a presença do Hemocentro na orla proporcionou a oportunidade para fazer o cadastro para doação de medula óssea. “Se tiver uma forma de ajudar alguém, eu quero contribuir”, afirmou Jhovito.

O superintendente de varejo do Banco do Brasil, que dá suporte aos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, Gustavo Arruda, também participou do evento e deu exemplo de solidariedade. “Sou doador de sangue e também sou cadastrado para ser doador de medula óssea. Aproveito a oportunidade para fazer mais uma doação e convidar a todos os funcionários do Banco do Brasil para fazer o mesmo”, declarou.

O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei de Praia, Walter Pitombo Laranjeiras, demonstrou estar satisfeito com a ação social e revelou o interesse em, a partir da etapa de João Pessoa, levar campanhas de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea para as demais edições do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

Por sua vez, a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba frisou que pretende inserir a parceria com os organizadores do evento esportivo no calendário anual de atividades de captação de doadores de sangue. Ela agradeceu o convite: “A direção e toda a equipe do Hemocentro agradecem pela contribuição dada por todos os parceiros deste grande evento”.

A coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Santana, comentou que o evento de vôlei de praia proporcionou visibilidade para a causa da doação de sangue, que é um ato voluntário de difícil adesão, devido a mitos, a questões de saúde que podem inaptar temporariamente ou definitivamente o candidato. Ao final do evento, foram registrados 27 candidatos à doação de sangue e efetuadas nove doações e 25 novos cadastros de doadores de medula óssea.

Para doar é preciso atender critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sendo os principais: estar com um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que jovens com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe) e a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos; estar alimentado, saudável, ter dormido bem na noite anterior e pesar acima de 50 kg. Demais exigências serão avaliadas na triagem clínica dos candidatos à doação.

MaisPB

Leia Também