João Pessoa, 07 de setembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Câmara dos Deputados

Projeto propõe encerramento de contas por meio eletrônico

Comentários: 0
publicado em 07/09/2018 às 07h54

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de Lei 9664/18, de autoria do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), que obriga os bancos a oferecerem a opção de encerramento de contas por meio eletrônico. De acordo com Pedro, a determinação proposta na matéria, no entanto, valerá apenas para contas correntes ou de poupança.

Pedro defende que a não opção de encerramento por meio eletrônico pode ser uma estratégia dos bancos para que os clientes desistam de terminar o vínculo com a instituição. “Os bancos possuem toda a estrutura tecnológica para colocar a opção de encerramento de conta por meio eletrônico à disposição do cliente. Se não o fazem, é justamente para dificultar o processo de cancelamento dos serviços, obrigando o cliente a deslocar-se, a dispor de uma quantidade maior de tempo e a enfrentar trâmites burocráticos”, destacou.

Se aprovada pela Câmara e for sancionada, o seu descumprimento pode levar as instituições a sofrer sanções que vão de multa a cassação de autorização para funcionamento. Os bancos ficarão obrigados a oferecer o serviço de encerramento de contas independentemente delas terem sido abertas ou não por meio digital.

Atualmente, a resolução do Banco Central (4.480/16) só obriga as instituições financeiras a oferecerem o encerramento da conta por meio eletrônico para os correntistas que abriram as contas por esse meio.

MaisPB

Leia Também