João Pessoa, 23 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
novembro azul

Lacen disponibiliza 4 mil exames de PSA

Comentários: 0
publicado em 23/11/2017 às 16h37
atualizado em 23/11/2017 às 13h39

O Laboratório Central de João Pessoa (Lacen) está disponibilizando durante esta campanha do Novembro Azul a realização de quatro mil exames de PSA (antígeno prostático específico). Para ter acesso ao exame, o cidadão deve procurar sua Unidade de Saúde da Família para uma consulta com o médico, que vai fazer a requisição do exame.

De acordo com a diretora do Lacen, Patrícia Gusmão, o exame poderá ser feito em 34 postos de coleta. “Nós estamos ampliando estes postos para garantir mais acessibilidade da população. É importante que os homens se conscientizem e procurem sua USF para fazer um check up, com exames de colesterol, triglicerídeos, função hepática, função renal e testosterona, por exemplo, os quais são analisados no Lacen”, afirma.

Os exames de PSA são feitos durante todo o ano, mas agora há o apelo da campanha Novembro Azul. “Os números de exames vêm aumentando anualmente, porque os homens estão tomando mais cuidado com a saúde”, conta Patrícia Gusmão.

O Lacen realiza a análise de uma média de 113 mil a 115 mil exames diversos por mês, ultrapassando a marca de 1,3 milhão de análises ao ano. Não são contabilizados no total, os exames feitos nos hospitais municipais e nas UPAs, que possuem laboratórios próprios. A requisição para o PSA vai depender da avaliação do médico sobre o paciente, considerando idade, raça e histórico familiar. A partir do PSA, é possível detectar câncer e outras doenças da próstata.

O PSA é uma enzima utilizada para auxiliar no diagnóstico ou monitoração de câncer de próstata. O nível de PSA em homens sem câncer de próstata, normalmente é abaixo de 2,5 nanograma por mililitro (ng/ ml) de sangue. Se o nível estiver acima deste limite, há maior possibilidade de acometimento da doença, sendo necessária a realização de exames complementares, como exame de toque e biópsia.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas