João Pessoa, 05 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PREVENÇÃO AO CÂNCER

Saúde inicia campanha Novembro Azul

Comentários: 0
publicado em 05/11/2017 às 14h12
atualizado em 05/11/2017 às 12h52

Nas programações de planejamento e assistência em saúde, o mês de novembro é direcionado a saúde do homem.

As atividades preventivas são realizadas durante todo o ano na Rede Municipal de Saúde, mas no mês de novembro há a intensificação para as ações de conscientização e o cuidado integral, com esforço de convocar este público para uma visita nos serviços de saúde.

Nesta edição, a abertura da Campanha Novembro azul será nesta segunda-feira (6), às 8h30, na Unidade de Saúde da Família Distrito Mecânico I e II e contará com uma programação de orientação e qualificação de atendimentos, além de palestras em toda Rede Municipal de Saúde.

“Temos tentando trazer cada vez mais os homens para dentro dos serviços, para que os cuidados clínicos façam parte da rotina e que esse cidadão pense de forma preventiva e não espere o adoecimento para procurar um médico”, explicou Késsio Brito, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de João Pessoa.

A campanha busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos.

“Não se trata de uma campanha exclusiva de prevenção ao câncer, é um momento que os profissionais de saúde e a sociedade em geral se mobilizam para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento oportuno”, destaca o coordenador. “É importante também que o homem possa buscar se conhecer e se tratar de forma integral, como cuidados com a obesidade, problemas de pressão, diabetes, entre outros”, completou.

Durante este mês de novembro algumas unidades estarão trabalhando com pelo menos um dia de horário ampliado, para melhor atender ao usuário, com ações preventivas, marcações e consultas para este público.  Para mais informações, os usuários podem ligar para as USF de sua região ou para a Coordenação da Área Técnica de Saúde do Homem, pelo 3214-7955.

Para esta edição da campanha, além das neoplasias, vamos discutir nos serviços o tema “Masculinidades e Saúde do Homem”, cujo objetivo é subsidiar a compreensão das representações do ser homem, de forma que possa auxiliar na promoção da saúde masculina. “Na rede de cuidados vamos promover ações que valorizem ambientes estimulantes e que permitam a esses homens serem protagonistas das ações do setor saúde dirigidas a eles, fazendo que as consultas e visitas clínicas sejam mais atrativas e otimizadas”, destacou Késsio de Brito.

Como parte da programação, além de todas as Unidades de Saúde da Família, durante todo mês de novembro haverá atividades de orientação e conscientização nos Centros de Atenção Integral à Saúde, nos hospitais da Rede Municipal, com os servidores da Prefeitura de João Pessoa, no Projeto João Pessoa Vida Saudável, instituições de ensino e empresas parceiras.

Programação:

06.11– Abertura oficial da Campanha Novembro Azul.
Local: Unidade de Saúde da Família Distrito Mecânico I e II
Horário: 8h

08.11 – Atividade de conscientização
Local: Emlur

10.11 – Atividade de conscientização aos trabalhadores de Empresas Cidadãs – palestra em empresa transportadora de valores.

17.11 – Ações de promoção à saúde do homem
Local: Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi) – Praça Caldas Brandão, s/n, no Bairro Tambiá,

21.11 – Palestras com trabalhadores da Construção Civil

24/11 – Evento de Lançamento do Guia do Pré-natal do Parceiro.

30.11 – Encerramento da campanha Novembro Azul com a “Maratona Azul”

MaisPB

Leia Também