João Pessoa, 02 de novembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Ministério Público da Paraíba está apurando denúncias envolvendo as fabricantes de carros de luxo. Uma das principais irregularidades apontadas é a falta de peças de reposição para os veículos. Dentre as empresas alvos de inquéritos estão a BMW, Audi, Toyota, Mitsubishi e Land Rover.
Em contato com o Portal MaisPB, o coordenador do MPProcon, Glauberto Bezerra, afirmou que existem investigações em curso contra quase todas as montadoras com relação a esta falta de peças. Este fato, segundo o promotor, causa muitos prejuízos aos consumidores.
“Estamos investigando porque a empresa, no caso as montadoras, não têm estoque. A apuração é para saber por que exatamente leva-se o carro para a concessionária e deveria ter peça e, infelizmente, passa uma semana, quinze dias e as concessionárias dizem que a montadora não forneceu a peça”, explicou.
“Se você compra um carro, imagina que tenha reposição de peças. No entanto, o próprio consumidor às vezes relata que tem que manter um estoque de alguns, pois as concessionárias dizem que vão buscar os produtos fora e não possuem”, acrescentou.
O promotor também informou que ainda não foi descoberto se a culpa é da concessionária ou da fábrica e que, em virtude destas queixas, será instaurado um procedimento. Para isso, serão requisitados documentos e, a partir da próxima segunda-feira (6), um levantamento vai ser realizado para apurar quais os tipos de peças requisitadas e quanto tempo demoram para chegar.
“Muita gente depende do carro para trabalhar e isto prejudica as atividades diárias destas pessoas. Considero este tipo de problema um abuso com o consumidor”, finalizou Glauberto Bezerra.
Juliana Cavalcanti – MaisPB
ZONA AZUL - 22/09/2025