João Pessoa, 24 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
caso luiz antônio

Defesa nega armação para prisão de Berg

Comentários: 0
publicado em 24/10/2017 ás 13h42
atualizado em 24/10/2017 ás 16h21

O advogado do prefeito interino de Bayeux, Fábio Andrade, considerou ridículas as ilações que estão sendo feitas a partir do vídeo divulgado pela TV Arapuan nesta terça-feira (24). A ilação a que Andrade se refere é que o prefeito Luis Antônio (PSDB) teria armado o flagrante contra Berg. “Quero só deixar isso bastante esclarecido. Primeiro, o prefeito Berg foi preso em flagrante, cometendo crime, pelo Ministério Público da Paraíba e pela Polícia Civil. Então essa ilação que se está querendo fazer de que o prefeito Luis Antônio teve alguma coisa a ver com a prisão, ou armou essa prisão, ela é ridícula. Não corresponde a realidade”, pontuou.

Andrade ainda ressalta que “o prefeito não cometeu qualquer irregularidade, qualquer ilegalidade nesse sentido do que foi aí apresentado (no vídeo)”.

A defesa do prefeito interino explicou ainda que não teve acesso ao vídeo integral e vê edição no material que foi veiculado pela TV. “Pelo que se  vê é um vídeo claramente montado, editado. Então a gente precisa ter acesso a mídia original e integral. Essa é uma primeira coisa, o acesso ao vídeo original. Independentemente disso, é preciso deixar claro que isso não tem nada a ver com a prisão e o afastamento do prefeito Berg Lima”.

Fábio Andrade frisa ainda que irá pedir uma perícia do vídeo, e, a partir daí, o prefeito poderá se pronunciar sobre o fato. Contudo o MP não confirma o recebimento do vídeo. “O MP não confirma essa informação que tem denúncia feita lá em relação a isso, nem confirma que esse vídeo foi entregue”.

Questionado se no vídeo o atual prefeito não estaria pedindo dinheiro ao empresário para flagrar Berg Lima, Andrade argumenta que no vídeo não está dizendo que ele vai pagar ninguém para fazer flagrante. “A não ser que alguém esteja querendo especular que o prefeito iria pagar o Ministério Público para fazer o flagrante. Não me parece crível isso, porque quem fez a prisão foi o promotor Octávio Paulo Neto, a não ser que alguém esteja fazendo essa ilação, que ele estaria pagando o promotor. A prisão foi feita por uma atuação séria, comprometida e independente, como não poderia deixar de ser do Ministério Público e do Gaeco. Em momento algum tem nenhuma afirmação (no vídeo) do prefeito para pagar alguém para a prisão de Berg. Isso precisa ficar bem pontuado”.

Em relação a pedir dinheiro ao empresário, Andrade argumenta que no vídeo Luis Antônio não pede dinheiro ao empresário, mas acrescenta:  “Pedir dinheiro a alguém não é crime. Não existe crime em pedir dinheiro a alguém. O que o prefeito conversou com esse empresário foi sobre um grupo de pessoas em Bayeux que queriam fazer oposição ao prefeito Berg Lima e o prefeito disse que para isso precisava ter recursos, porque há custos em fazer oposição. Custos que ele não tinha como bancar sozinho. É preciso deixar claro que ele sequer era prefeito de Bayeux na época. Berg Lima sim, era prefeito e pediu dinheiro para fazer pagamento e foi preso por isso. Luis Antônio não, são coisas completamente diferentes”.

Julgamento de Berg hoje

O advogado ainda pontua que o vídeo ter sido divulgado hoje, justamente quando haverá o julgamento de Berg Lima, é, no mínimo, estranho. “Uma clara tentativa de, com esse fato, influenciar, ou tentar influenciar, o julgamento para tentar tirar da cadeia o prefeito que está preso e afastado da prefeitura. Isso esta me parecendo deliberadamente feito para tentar favorecer Berg Lima. É uma grande bravata, uma armação para tentar influenciar no julgamento”.

Paulo Dantas – MaisPB