João Pessoa, 29 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
dia mundial do coração

Exercícios previnem doenças cardíacas

Comentários:
publicado em 29/09/2017 às 14h14
atualizado em 29/09/2017 às 12h53
A- A+
Cardiologista Roberta Barreto

O músculo que bombeia sangue para o corpo é lembrado no dia 29 de setembro. Apesar de importante, o coração quando doente é uma das principais causas de morte no mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças no coração são responsáveis por 17,3 milhões de mortes por ano. A rotina de cuidados é muito importante pra que o órgão se mantenha saudável.

Alimentação saudável, exercícios físico, combate ao tabagismo são alguns deles. “A recomendação é que a gente comece a fazer check up a partir dos 45 anos”, informou a cardiologista Roberta Barreto em entrevista ao Rádio Verdade, da Arapuan FM.

Os exames de coração devem ser feitos cada vez mais precoce, mas os cuidados também devem vir do começo.  “A gente já vê crianças obesas, até hipertensas. Os cuidados devem começar desde cedo, inclusive já na infância”, informou a médica.

O exercício físico é um grande aliado para a saúde do coração. Segundo Roberta, 30 minutos de exercícios por dia e a pessoa já não é considerada sedentária. Mas a caminhada até o trabalho não pode ser considerada atividade física.

“A prática de atividade física sugerida é de exercício mais intenso, que te faça suar, te deixa mais ofegante. Quando estamos caminhando na rua, não fazemos isso, nem estamos vestidos da forma correta pra se exercitar”, alertou.

Em casos de qualquer sinal de desconforto diferente na região toráxica, é importante contatar um profissional. A alimentação saudável, somado ao exercício físico e a qualidade de vida garante que o músculo continue funcionando por muito tempo.

MaisPB

MaisTV

“Nordeste não é problema, é solução”, diz João Dória

AGENDA NA PARAÍBA - 23/10/2021

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas