João Pessoa, 17 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
campina grande

Galdino defende investimentos em postos de saúde e qualificação profissional

Comentários: 0
publicado em 17/08/2016 às 08h34
atualizado em 17/08/2016 às 05h38

O candidato à Prefeitura de Campina Grande pela coligação “Pra Mudar Campina”, Adriano Galdino (PSB), defendeu, na noite desta terça-feira (16), maiores investimentos nos equipamentos de baixa, média e alta complexidade e disse que a saúde da Rainha da Borborema precisa ser reestruturada. No seu programa de governo são contemplados investimentos nos postos de saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na rede de assistência psicossocial, além de garantir a criação de equipamentos de saúde específicos para homens, mulheres e pessoas com deficiência.

“Campina precisa de uma gestão que compreenda o que o povo mais precisa e que planeje os investimentos da cidade para atender às necessidades da população. Vamos criar novos equipamentos para que o povo possa contar com o poder público quando mais precisar. Uma mãe de família que está com o filho doente precisa encontrar o posto de saúde aberto, com medicamentos e profissionais preparados. Hoje não se consegue nem remédio para febre. Isso é resultado da falta de planejamento”, disse Adriano.

Para o SAMU, Adriano propõe a ampliação do quadro de ambulâncias para socorro em casos de urgência, colocando duas unidades para atendimentos de menor complexidade e duas ambulâncias preparadas para atendimentos de maior complexidade, as chamadas UTIs móveis, equipadas com o sistema de Tele-Eletrocardiografia Digital, tecnologia que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia.

Adriano explicou que além de investir em novos equipamentos, é preciso investir no aparelhamento das unidades e qualificação dos profissionais. “Precisamos equipar os postos de saúde com equipamentos, materiais e medicamentos para atendimento às urgências, como determina a normatização do Ministério da Saúde. Vamos também qualificar todo o pessoal da saúde no atendimento às urgências, com treinamento específico para os servidores nas Unidades Básicas de Saúde, UPA’s, ambulatórios e hospitais”, destacou.

O plano de governo para saúde ainda propõe a criação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), com orçamento definido para Rede de Urgência e Emergência, e a ampliação para 10 equipes o Programa Melhor em Casa, serviço de atenção domiciliar aos que precisam de atendimento e não podem se deslocar até as unidades

A rede de atenção psicossocial também está contemplada no plano de governo da coligação “Pra Mudar Campina”. Além de reestruturar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes, a proposta é ampliar as unidades, construindo mais dois centros em parceria com a União.

MaisPB
 

Leia Também