João Pessoa, 15 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) esclarece que não há ligação com o Site Nacional de Empregos, que disponibiliza oportunidades no mercado de trabalho pelo endereço www.sine.com.br. As vagas do Sine-JP estão disponíveis apenas no portal Mais Emprego (maisemprego.mte.gov.br) do Ministério do Trabalho e Emprego e no da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br).
“Algumas pessoas reclamam que visualizam vagas no site do Sine, e quando chegam à agência do Sine-JP, a vaga não existe. Não é assim. O Sine-JP não tem site. Este endereço virtual com alusão ao Sine não faz parte do Ministério do Trabalho, então, as oportunidades divulgadas naquele endereço não têm nada a ver conosco”, afirmou o coordenador do Sine-JP, Adenio Neto.
O Sine-JP é um convênio do governo federal com a Secretaria do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura de João Pessoa e, semanalmente, divulga as oportunidades captadas com empresas da Capital. No portal da Prefeitura, é possível ver a lista completa de vagas. Já no Portal Mais Emprego, o trabalhador pode fazer seu cadastro, alterá-lo e fazer seu próprio encaminhamento às vagas, já que o sistema é o mesmo usado pelo Sine-JP.
“No cadastramento pelo site, se o trabalhador informa que só tem experiência com vendas e que tem interesse nesta área, as oportunidades que aparecerem para ele serão apenas neste setor. Portanto, se ele busca outra coisa, tem que especificar”, explicou a gerente de intermediação de mão de obra do Sine-JP, Lilian Pereira.
Após se cadastrar no portal Mais Emprego, o trabalhador pode procurar vagas, consultar requerimento do Seguro-Desemprego, verificar cursos de qualificação profissional, ter informações sobre abono salarial e verificar a classificação brasileira de ocupações.
Já as empresas podem enviar requerimento de Seguro-Desemprego, disponibilizar vagas, verificar currículos, enviar declaração para o Caged, enviar demandas por cursos de qualificação profissional, verificar a classificação brasileira de ocupações e solicitar participação no Programa de Proteção ao Emprego (PPE).
MaisPB
ENTREVISTA À REDE MAIS - 12/09/2025