João Pessoa, 22 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em joão pessoa

Centro de Artes abre matrículas para cursos de teatro, música, dança e cinema

Comentários: 0
publicado em 22/07/2015 às 10h30

“Um dos grandes pilares do direito do cidadão é ter acesso ao ensino da arte, porque ela ensina a leitura do mundo”. A argumentação é de Laura Moreno, gestora do Cearte – Centro Estadual de Arte (Cearte). No entender de Laura, o Cearte existe para ensinar linguagens artísticas que facilitem aos alunos o contato com esse “código de leitura do mundo”.

De certa forma foi com o intuito de preencher cada vez mais essa lacuna – dar capacidade dos alunos pensarem e utilizarem a arte para interagirem melhor com o mundo – que o Centro teve regulamentado seu embrião em 1999 e hoje já conta com uma estrutura mais sedimentada, ajudando a fazer a ponte do ensino oferecido nas escolas e o sentido mais abstrato e lúdico trazido pelas artes.

Com matrículas abertas até o dia 7 de agosto, 146 turmas em de 44 cursos oferecidos à população, o Centro tem 1480 vagas abertas para novos alunossó neste segundo semestre – já passaram pelos cursos cerca de 1200 pessoas no primeiro semestre e Laura afirma que a intenção é aumentar ainda mais o número de vagas nos próximos anos.

O foco principal está voltado para os alunos da rede pública de ensino da Paraíba, mas qualquer um pode comparecer à sede localizada no centro de João Pessoa para fazer os cursosnas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Ministrados de segunda a sexta-feira nos três turnos, o Cearteatende crianças, jovens, adultos, aposentados, trabalhadores, estudantes e professores.

No momento estão sendo disponibilizados cursos tanto na sede(endereço no final do texto) quanto no Espaço Cultural, em Tambauzinho – cursos de teatro e dança estão sendo ministrados no Espaço Cultural.

Os cursos – Os cursos mais procurados são violão, dança de salão, fotografia, desenho, mas há para todos os gostos. “É o boca a boca, são pessoas que gostam do que vivenciam e passam para outras pessoas. Além disso, nossos professores são os melhores”, garante Laura Moreno.

No entender da coordenadora pedagógica do Centro, Marcela Muccillo, os cursos mais antigos costumam trazer um público mais assíduo, mas os outros cursos também tem um grande potencial, só falta que a população tome conhecimento.

Em relação a quantidade de alunos por turmas, Muccillo explica que os cursos de instrumentos (violão e teclado) normalmente pedem turmas pequenas, de quatro a cinco alunos, para que o professor dê uma atenção mais específica. Já os cursos de dança e teatro costumam ter turmas maiores com 15, a 20 alunos.

Apenas na área de Dança o leque de cursos oferecidos são inúmeros, vão de dança contemporânea, dança do ventre, urbanas, moderna, clássica (infantil e avançada) até interações artísticas.

Nas Artes Visuais, há cursos de cerâmica, máscara em cerâmica, desenho, fotografia, fotografia artesanal, pintura, desenho de moda e xilogravura.

Na área teatral, há cursos de teatro performático, contação de histórias, processos criativos do ator, encenação e jogos teatrais.

Na área musical, também há grande variedade. Há cursos de canto lírico e popular, violão popular e clássico, harmonia e improvisação, contrabaixo, guitarra, teclado, introdução à bateria, técnica vocal e teoria musical. No audiovisual, o curso oferecido é “ver e fazer cinema na escola”.

Experiência fora de sala – Durante os cursos os alunos poderão fazer apresentações individuais e coletivas e experimentar interações com a comunidade seja na escola ou no próprio Centro, através de projetos como o Sarau. No Sarau são feitas leituras dramáticas de poetas escolhidos e os alunos são convidados para exporem uma leitura do livro usando a arte que optou para estudar. Assim “um aluno de desenho, ou de pintura faz uma leitura de como chegou para ele aquele poeta que foi convidado nessa edição”, ressalta Laura.

A instituição é vinculada a Secretaria da Educação do Estado e por isso tem um cunho educacional, no entanto a proposta, como frisou inicialmente a gestora, é levar o aluno além do simples assistir aula, ajudando na formação interior e intelectual.

Ao final do ano o Cearte faz uma culminância, um evento onde podem ser vistos os resultados dos trabalhos que foram realizados durante o ano e dado acada aluno um certificado de participação nos cursos.

O Centro está localizado na avenida General Osório, 36, no Centro de João Pessoa (PB), vizinho à Igreja de São Bento para fazer a matrícula. Para mais informações, basta ligar para (83) 3214-2923.

Leia Também