João Pessoa, 20 de maio de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
constitucionalidade

MPPB apurará Lei da CMJP que permite vereador assumir ALPB

Comentários: 0
publicado em 20/05/2015 às 14h10
atualizado em 20/05/2015 às 11h54

O secretário geral do Ministério Público Estadual (MPPB), Carlos Romero, revelou, nesta quarta-feira (20), que, caso seja sancionada a Lei aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para permitir que vereadores da Capital assumam mandatos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Câmara dos Deputados e Senado Federal, em caso de suplência, sem perderem os mandatos no Legislativo municipal, o MPPB irá agir para apurar se a mudança respeita a Constituição Estadual.

“Uma vez a Lei passando a vigorar, o Ministério Público pode, como é seu dever constitucional, apurar se a lei vigente contraria ou está de acordo com a Constituição. Com certeza o Ministério Público exercerá o seu papel”, afirmou.

Inconstitucionalidade

Já o advogado constitucionalista Ricardo Sérvulo acredita que a Lei será decretada inconstitucional e caso assumam mandatos em outras casas legislativas os vereadores enfrentarão problemas

“Em sendo declarada a inconstitucionalidade não tenho a menor dúvida que o político ficará com sérios problemas, com risco de perder o mandato. Acho que deve se pesar, medir antes de assumir o mandado, pois a Lei pode ser considerada inconstitucional pela Justiça.

Sérvulo acrescentou que já existem manifestações ministeriais no sentido de mover ação direta de inconstitucionalidade (ADI).

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Secretária Rosália Lucas destaca crescimento no turismo durante São João

TURISMO - 15/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas