João Pessoa, 13 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Tá rindo de quê?

Aprenda a diferenciar um sorriso falso de um verdadeiro

Comentários: 0
publicado em 13/03/2015 às 15h19

O que significa um sorriso? A Ph.D. em psicologia pela Universidade de Yale Marianne LaFrance precisou de 20 anos de pesquisa e um livro para responder a essa simples pergunta. De acordo com a estudiosa essa, que é a expressão humana mais difundida do planeta, tem muitas funções sociais.

– As pessoas sorriem por muitas razões, das quais apenas algumas têm a ver com o que expressa a emoção positiva. As pessoas sorriem para estabelecer conexões com os outros, pedir desculpas, passar por situações complicadas, para impressionar, seduzir e apaziguar. Elas sorriem para mascarar sentimentos negativos, sorriem quando envergonhadas, também para restaurar relações harmoniosas – explica.

A psicóloga divide os sorrisos em duas principais categorias: verdadeiros e falsos. Sorrisos verdadeiros conhecidos também como sorrisos de Duchenne, são expressões genuínas de sentimentos positivos de felicidade, alegria e satisfação que geralmente duram 4 segundos. Os sorrisos falsos são mais longos e não expressam o que o autor está sentindo realmente.

Por que sorrir é o melhor remédio?

Segundo o professor de inteligência policial da Academia Superior de Polícia e especialista em detecção de mentiras, Thompson Cardoso, a nossa capacidade em ler um sorriso verdadeiro ou falso fica aumenta depois de entendermos cada um deles.

– Numa glândula chamada amígdala cerebral, armazenamos ao longo da vida milhares de padrões faciais que nos permitem um reconhecimento imediato de emoções antes de utilizar a lógica – explica.

orrisos verdadeiros são mais difíceis de forjar, entretanto algumas pessoas conseguem o feito.

– Pessoas treinadas para simular esse tipo de sorriso existem: podem ser atores, políticos, psicopatas. Eles simulam a musculatura para dar uma veracidade à expressão – afirma Thompson.

Segundo LaFrance, a maioria dos sorrisos que recebemos são falsos, mas não no sentido de que eles são enganosos.
– Eles servem para múltiplas funções nas relações entre pessoas e são socialmente utéis. Um sorriso pode ter um impacto positivo sem que seja uma manifestação de sentimento positivo genuíno – explica.

De acordo com a pesquisa da psicóloga, as mulheres sorriem mais que os homens e conseguem forjar com mais facilidade a veracidade de um sorriso.

– Isso acontece porque na maioria das culturas, espera-se que as mulheres sorriam, por isso elas tem mais facilidade.

Zero Hora

Leia Também