João Pessoa, 24 de março de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
sertão da Paraíba

Faepa quer usar Transposição para ampliar produção agropecuária

Comentários: 0
publicado em 24/03/2022 às 16h33
atualizado em 24/03/2022 às 14h07

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, afirmou nesta quinta-feira (24) que quer ampliar a produção agropecuária no sertão da Paraíba. A informação foi dada em entrevista ao jornalista Heron Cid, em Cajazeiras, durante evento que discute a Transposição do Rio São Francisco.

Com a perspectiva de melhora das condições hídricas após a conclusão da Transposição, segundo ele, será possível ampliar a participação do agro no semiárido paraibano. O gestor citou Petrolina, no sertão pernambucano, como exemplo a ser adotado para implementação de técnicas de irrigação e de alimentação bovina.

“Petrolina tá lá, o pequeno, o médio e o grande produtor. O cenário da Bahia criou um centro de excelência para treinar produtores e pequenos produtores na fruticultura. Mas não podemos esquecer da pecuária no semiárido. Todos os países do mundo fazem pecuária no semiárido. A pecuária dos Estados Unidos é no semiárido, com feno e silagem vindo de outras regiões que têm água. Na Austrália, a mesma coisa está chovendo de 250 a 300 mm por ano. Na Europa e na África do Sul não é diferente. Temos que pensar numa pecuária com Palma. Estamos trabalhando com uma máquina colheitadeira de palma. Queremos lançar isso no dia 23 de setembro”, explicou Mário Borba.

Borba participou, nesta quinta-feira (24), do “Pacto das Águas”: discussão sobre a chegada das águas do Rio São Francisco no semiárido. Ele foi um dos intermediadores do segundo tema do evento: “Gestão das Águas para o Desenvolvimento Sustentável”. Além dele, estiveram presentes, o presidente da Agência Executiva das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Loureiro, o diretor da Codevasf na Paraíba, Paulo José Paes Filho e o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho.

Veja vídeo 

MaisPB

Leia Também