João Pessoa, 11 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As obras de manutenção do Theatro Santa Roza, localizado no Centro de João Pessoa, serão concluídas e o espaço será reinaugurado nesta quarta-feira (13). O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo (PSB) no programa Conversa com Governador desta segunda-feira (11).
A estrutura é uma das mais antigas da Paraíba e o espaço é listado como um dos teatros mais antigos do Brasil. De acordo com a Suplan-PB, mais de R$ 2,6 milhões foram investidos nesta reforma.
A obra de restauro foi realizada com o compromisso de manter sua estrutura original. Por isso, a revitalização contemplou diversos espaços do teatro, incluindo:
Subsolo – setor administrativo, casa de máquinas, subestação, salas de balé, lanchonete, depósito, bateria de WCs e estacionamento (8 vagas); Térreo – pátio externo, fonte de água, foyer, auditório (412 assentos), palco, camarins, copa, depósito e bateria de WCs; 1º Pavimento – camarotes e bateria de WCs; 2º Pavimento – camarotes, foyer e bateria de WCs.
Além da reforma no teatro, o gestor estadual ainda divulgou que as obras de reformas na Funad e no Sesquicentenário também serão entregues nesta semana.
Theatro Santa Roza
O Theatro Santa Roza é o mais antigo da Paraíba e o quinto do Brasil. Inaugurado em 3 de novembro de 1889, recebeu o sobrenome do então presidente da Paraíba, Francisco da Gama Roza. Foi palco de importantes acontecimentos artísticos e históricos do estado.
A sua construção foi oficialmente iniciada em 2 de agosto de 1852, através da Lei Provincial Nº 549, durante o governo de Francisco Teixeira de Sá. A edificação ficou sob a responsabilidade da Sociedade Particular Santa Cruz, sendo seu levantamento suspenso em 1882, por falta de recursos financeiros. A obra foi retomada durante a gestão de Francisco da Gama Roza.
MaisPB
VÍDEO - 08/08/2025