judiciário

Operação do Gaeco cumpre mandados contra Padre Egídio, em JP

5 de outubro de 2023 às 06h26 Por Wallison Bezerra
Cobertura de luxo em João Pessoa é apontada como de propriedade do Padre Egídio Carvalho (Foto: Albemar Santos/Portal MaisPB)

Uma operação conjunta do Gaeco e Polícia Civil apura, nesta quinta-feira (05), a suspeita de fraudes e desvios no Hospital Padre Zé, em João Pessoa. São alvos dos mandados de busca e apreensão o Padre Egídio Carvalho, ex-diretor da unidade de saúde, e outras pessoas que exerciam cargos administrativos na gestão anterior do hospital.

O objetiva é apurar os fatos que indicam possíveis condutas criminosas ocorridas no âmbito do Instituto São José, do Hospital Padre Zé e da Ação Social Arquidiocesana/ASA, no município de João Pessoa, em que as informações descrevem possíveis desvios de recursos públicos destinados a fins específicos, por meio da falsificação de documentos e pagamento de propinas a funcionários vinculados às referidas entidades.

A investigação aponta para uma absoluta e completa confusão patrimonial entre os bens e valores de propriedade das referidas pessoas jurídicas com um dos investigados, com uma considerável relação de imóveis atribuídos, aparentemente sem forma lícita de custeio, quase todos de elevado padrão, adornados e reformados com produtos de excelentes marcas de valores agregados altos.

As condutas indicam a prática, em princípio, dos delitos de organização criminosa, lavagem de capitais, peculato e falsificação de documentos públicos e privados.

Estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão, em endereços de3investigados, sendo oito na cidade de João Pessoa-PB, um na cidade de Conde-PB dois em São Paulo-SP.

Comentários: