João Pessoa, 18 de novembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
repercussão

Autoridades lamentam morte de jornalista

Comentários: 0
publicado em 18/11/2019 às 10h18
atualizado em 18/11/2019 às 10h25

A morte da jornalista Lena Guimarães, nesta segunda-feira (18), foi recebida com pesar por várias autoridades políticas da Paraíba. Ela tinha 62 anos e estava internada em um hospital particular da cidade. Lena foi vítima de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer no pâncreas.

O prefeito Romero Rodrigues lamentou profundamente a morte da jornalista. “A imprensa paraibana perde uma das importantes referências das últimas décadas e o jornalismo do nosso Estado sofre uma perda incalculável – resumiu Romero Rodrigues, que disse ter conhecido Lena Guimarães praticamente desde que iniciou sua vida pública e sempre nutriu por ela admiração e respeito”.

O prefeito Romero lembra ter sido Lena a responsável pelo período de maior crescimento do Jornal Correio da Paraíba, numa expansão que terminou por dar grande visibilidade à sucursal do veículo em Campina Grande, com a estreia de um clichê especial para a cidade e ampliação dos investimentos na cidade.

Em nota, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, ressaltou o legado deixado por Lena na comunicação paraibana e a amizade que mantinha com a jornalista. Aguinaldo ainda declarou que neste momento de tristeza, se une aos familiares e amigos em oração, assim como espera que recebam o consolo diante desta grande perda.

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento da querida Lena Guimarães. Um ser humano incrível, assim como um dos ícones do jornalismo paraibano tendo ocupado funções de destaque na comunicação do nosso estado. Uma grande amiga que deixa um legado de contribuição à Paraíba. Neste momento de dor me solidarizo com os familiares e amigos e externo o meu mais profundo pesar” disse o deputado.

A senadora Daniella Ribeiro também emitiu nota: “Com muito pesar e consternação, soube da morte da jornalista Lena Guimarães na manhã desta segunda-feira (18). Muito mais que sua trajetória brilhante e ilibada, que serve de referência para tantos outros profissionais do jornalismo, Lena deixa lembranças inesquecíveis para quem teve a honra de conviver com ela. Seu jeito discreto, nunca foi impedimento para que ela demonstrasse afeto pelas pessoas. Sempre pautada pela ética, Lena deixa uma lacuna no jornalismo da Paraíba e por todos os lugares por onde passou. Fica aqui registrada a minha irrestrita solidariedade aos familiares, aos seus colegas do Sistema Correio de Comunicação e aos muitos amigos que Lena conquistou e que jamais esquecerão do seu sorriso sincero e de suas palavras. Da profissional, ficam os ensinamentos; da amiga, fica a saudade”.

O senador Veneziano Vital afirmou ter sido tomado de surpresa com o falecimento da jornalista Lena Guimarães e destacou seu legado profissional: “Era uma profissional que sempre nos recebia com muito carinho e respeito ao nosso trabalho, pautando sua atividade sempre nos bons preceitos jornalísticos”, disse. Veneziano disse estar solidário com todos os profissionais de imprensa nesta segunda-feira triste. “O jornalismo paraibano perde um grande nome, uma mulher valorosa, de caráter e símbolo de amor ao que fazia. Ficam as boas lembranças, das incontáveis entrevistas e os bons diálogos nos nossos encontros. Que Deus a coloque num bom lugar”, destacou Veneziano Vital.

A Associação Paraibana da Advocacia Municipalista (APAM) lamentou com profundo pesar a morte da jornalista. “A jornalista Lena Guimarães sempre foi respeitada e admirada pela ética jornalística, temos certeza de que isto ficará marcado e servirá de referência para muitos no jornalismo do Estado”, disse o presidente da Apam, Marco Villar.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) emitiu nota afirmando que Lena trilhou sua carreira dentro do jornalismo sempre pautada pela ética e pela vontade de promover transformações através do bem informar. Começou como repórter e ocupou os mais altos cargos dentro de redações. “O Estado fica mais triste com o falecimento de Lena Guimarães, referência do jornalismo paraibano. Essa mulher sertaneja cheia de determinação nos mostrou que com talento, trabalho e ética se chega muito longe”.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) enalteceu a trajetória da jornalista que desbravou caminhos ocupados até então por homens em nosso Estado. Para ele, Lena deixa um legado na imprensa do Estado de profissionalismo e coragem. “Lena é uma referência no jornalismo, por sua bravura, técnica e por ter sido pioneira entre as mulheres em funções de liderança, como conduzir o veículo de Comunicação mais influente do Estado, à época, o Jornal Correio da Paraíba. Sem dúvida, deixará um grande legado, ela desbravou caminhos. Lamento seu falecimento e me solidarizo com seus familiares e amigos”, comentou.

Thiago Lucena sobre Lena: Sinônimo de ética e posicionamento firme dentro do jornalismo: “Sinônimo de ética e posicionamento firme dentro do jornalismo. Essa era Lena Guimarães, uma sertaneja de Cajazeiras, que nos deixava mais informados todos os dias com as suas análises primorosas como colunista política”. A descrição foi feita pelo vereador Thiago Lucena (PMN) sobre a jornalista Lena Guimarães, que morreu, nesta segunda-feira (18), em decorrência de um câncer no pâncreas. Thiago Lucena destacou que Lena é referência dentro das redações, nas universidades e também para a população que a tinha como fonte de informação. Ele afirmou que a carreira profissional da jornalista foi marcada pela superação e pela ética.

A deputada estadual Camila Toscano, do mesmo modo, lamentou o falecimento da jornalista. “Lena foi uma mulher inspiradora. Sempre a admiramos pelas posições firmes, competência e ética. Dentro do jornalismo sempre foi uma grande referência, leitura obrigatória para quem queria ficar bem informado e ainda acompanhar análises primorosas da cena política”, afirmou. “Neste momento de tanta dor, externo meus mais sinceros sentimentos de pêsames. Que o bom Deus leve conforto para o coração dos seus familiares e amigos”, destacou.

Tovar afirma que Estado perdeu a grande dama do jornalismo paraibano: “Lena Guimarães foi um dos grandes nomes do jornalismo paraibano. Sinônimo de competência e ética, a sua coluna era leitura obrigatória para quem gosta e quem atua na política. A Paraíba amanheceu mais triste, perdemos a nossa grande dama do jornalismo”. A declaração é do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), ao comentar a morte da jornalista e colunista do Jornal Correio, Lena Guimarães, aos 62 anos, nesta segunda-feira (18).

O deputado ainda destacou o legado deixado por Lena através do exercício do jornalismo sério e ético. Ele também externou seu sentimento de pesar aos familiares e amigos pela morte da jornalista. “Que Deus conforte o coração de todos nesse momento de tanta dor”, disse.

Governo do Estado – O Governo do Estado da Paraíba vem externar profundo pesar pelo falecimento da jornalista Lena Guimarães. Ao tempo em que presta a mais singela e merecida homenagem a uma das jornalistas mais talentosas e respeitadas da Paraíba.

Lena Guimarães foi repórter, redatora e chefe de reportagem do Jornal A União, além de editora dos cadernos de Cultura, Cidades, Economia e Política no jornal Correio da Paraíba. Ela também ocupou o cargo de diretora de jornalismo do Sistema Correio de Comunicação e de secretária de Comunicação do Estado, no governo José Maranhão (2009-2010). A jornalista foi ainda editora-geral do jornal O Momento e repórter regional da Folha de S. Paulo e do Jornal do Brasil. Há alguns anos, mantinha coluna no Correio da Paraíba.

O Governo do Estado expressa ainda o desejo que os amigos e familiares de Lena Guimarães sejam confortados neste momento de perda, e que seu legado possa servir como alento para preencher o espaço deixado pela sua partida.

Prefeitura de João Pessoa – Também através de nota, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), lamentou a morte da jornalista. “Lamento profundamente o falecimento precoce da jornalista Lena Guimarães, uma das mais atuantes e qualificadas profissionais de jornalismo que conheci. Lena era nacionalmente reconhecida pela responsabilidade na apuração dos fatos, princípio fundamental do bom jornalismo e uma das suas marcas.

Sua seriedade e rara capacidade analítica conquistaram os paraibanos, fazendo dela uma referência. O seu público cativo acostumou-se com as informações precisas e uma leitura especial da realidade. Por onde passou, Lena foi exemplo da união entre talento e dedicação. Seu legado ficará por muitas gerações, que seja um símbolo permanente a orientar a prática do jornalismo.

Pessoalmente e profissionalmente, Lena Guimarães merece todo o nosso respeito e admiração. Solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho por esta perda irreparável”.

Atuação – Lena foi também secretária de Comunicação do Estado, assessora do senador Raimundo Lira e, ultimamente, vinha desempenhando funções de colunista e apresentadora no Sistema Correio da Paraíba. Até a conclusão desta matéria, não havia ainda informações sobre o local do velório e sepultamento do corpo da jornalista.

Natural de Cajazeiras, Lena Guimarães teve uma carreira marcada pela competência e superação de desafios. Foi repórter, editora setorial e editora-geral do jornal A União. Foi também diretora de Jornalismo do Sistema Correio de Comunicação.

MaisPB

Leia Também