João Pessoa, 02 de novembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ENTREVISTA

MaisTV: historiador conta curiosidade do NE

Comentários: 0
publicado em 02/11/2019 às 15h10
atualizado em 02/11/2019 às 12h56

Presente na Paraíba durante a Semana Literária de Bananeiras, o historiador Jorge Caldeira conversou exclusivamente com o Portal MaisPB e falou sobre a revolução da informática, a histórica relação do índio com o trabalho e o motivo do Nordeste ter deixado de ser a região mais rica do Brasil.

Também pesquisador, Caldeira explicou ao Portal MaisPB que até a virada do século 19, o Nordeste produzia e exportava açúcar, tabaco, além da infraestrutura dessa cadeia ser fixada na própria região, mas após esse período, autores argumentam que durante a mudança de engenho para usina, a economia dos estados não conseguiu fazer essa passagem e acompanhar o mercado.

Relação do índio com trabalho

Sendo tratado de forma folclórica, o índio produzia de forma intensa e foi protagonista da produção durante a colônia no Brasil –  explicou o escritor. Segundo ele, a rotina dos indígenas era de apenas duas horas de trabalho porque eles sabiam investir os esforços, sendo exímios administradores das terras.

“O modo de pensar a produção econômica era muito razoável, eles conseguiam produzir excedente com muita facilidade”, disse Jorge.

Ainda conforme o escritor, uma das razões do Brasil, enquanto colônia, ter se tornado mais rica que Portugal se deve ao índio, que negociava com aqueles que foram responsáveis por fortalecer o mercado interno. “O índio era o produtor, a gente só não sabia disso”, reconhece.

Confira entrevista completa:

MaisPB

Leia Também