João Pessoa, 30 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Cangaço Campina

Historiador exibe filme sobre morte de Lampião

Comentários: 0
publicado em 30/10/2019 às 16h33
atualizado em 30/10/2019 às 13h35

A Vila Sítio São João realizará nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento “Cangaço Campina 2019 – História & Cultura Nordestina”. Durante o evento, o jornalista e historiador João Marcos Carvalho apresentará o documentário “Os Últimos Dias do Rei do Cangaço” que trouxe novas descobertas sobre a morte de Lampião. Após a exibição do filme, haverá uma mesa redonda com as maiores autoridades do Brasil na pesquisa sobre o Cangaço, que na oportunidade irão debater as teses apresentadas no filme.

O jornalista e historiador João Marcos Carvalho, que produziu o documentário para TV Educativa de Alagoas sobre os últimos dias de Virgulino Ferreira, pediu a análise das peças que Lampião usava no dia da sua morte. “Nunca tinha sido realizada uma perícia nos objetos de Lampião depois da morte dele. Nós a realizamos 80 anos depois”. Disse o jornalista.

Foi realizada uma perícia completa no punhal, nas cartucheiras e nos bornais de Lampião. Segundo o perito Victor Portela do Instituto de Criminalística de Alagoas, estes são os objetos que possuem pontos de impacto e perfurações de balas. Os objetos utilizados por Lampião no dia da sua morte estão sob a guarda do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. O acervo ficou sob a guarda do estado alagoano, devido ao fato de ter sido a Polícia Militar daquele estado que conseguiu empreender a caçada bem sucedida ao Rei do Cangaço.

O resultado dessa perícia poderá ser conferida durante a apresentação do filme que ocorrerá no dia 23 de novembro às 08:30h, durante a programação do “Cangaço Campina 2019”.

A neta de Lampião, Vera Ferreira, que também estará no evento em Campina Grande, afirmou em recente entrevista a BBC News Brasil, acreditar que esta perícia realizada em Alagoas apresenta a teoria mais correta sobre a morte do avô. Ela rechaça a ideia apresentada recentemente de que Lampião tenha sido morto com apenas um tiro.

João Marcos Carvalho é reconhecido nacionalmente por suas reportagens especiais e documentários sobre personalidades históricas do Brasil. Ele também é escritor e apresentador de TV.

As inscrições para o Cangaço Campina 2019 são gratuitas e online através do link: https://www.sympla.com.br/cangaco-campina-2019—historia–cultura-nordestina__696620

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas