João Pessoa, 23 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
maistv

Campanha foca em mulheres pobres

Comentários: 0
publicado em 23/09/2019 às 15h36
atualizado em 23/09/2019 às 14h58
(Foto: Ernane Gomes)

Para chamar atenção para o combate ao câncer de mama e incentivar o diagnóstico precoce da doença, a Associação do Fórum das Mulheres de Negócios e a ONG Amigos do Peito lançaram, na manhã desta segunda-feira (23), a programação de atividades para o ‘Outubro Rosa’. A iniciativa ainda conta com o apoio do Ministério Público Federal e do Estadual e do Instituto Amor em Mechas.

Para a presidente do Fórum das Mulheres de Negócios, Melca Farias, o principal objetivo da campanha é de apoiar mulheres que não têm condições de realizarem os exames preventivos o mais rápido possível.

“Essa é uma campanha que a gente vai estar provocando toda a sociedade, as mulheres da sociedade, para que elas possam estar fazendo os seus exames mais cedo”, explicou.

Para a promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Rosane Araújo, essa sensibilidade não é só para as vítimas, mas também aos profissionais de saúde que tratam essas mulheres.

“Dentro dessa perspectiva de fazer uma conscientização junto à sociedade, e nas próprias mulheres, para que façam essa prevenção. É importante sensibilizar os médicos e médicas que lidam com essas mulheres”, destacou.

Rosane chamou atenção para os números alarmantes do câncer de mama na Paraíba. Por mês, 73 mulheres descobrem que têm câncer de mama, e ao ano, 880 novos casos, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Confirmação tardia

A Paraíba é um dos 14 estados onde o diagnóstico de confirmação de câncer vem sendo realizado de maneira tardia, com a doença em estágio avançado. O dado foi obtido a partir de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) feita no Ministério da Saúde, na Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS), no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Ações em Outubro

Durante o mês de outubro, diversas ações serão realizadas em prol dessas mulheres vítimas de câncer de mama. Salões de beleza receberão urnas, vindas de São Paulo pelo Instituto Amor em Mechas, para que sejam depositadas mechas de cabelos, para que possam ser elaboradas perucas para essas mulheres.

Haverá também a comercialização de uma camiseta alusiva à campanha, em que parte da verba arrecadada será revertida que ajudarão no pagamento de mamografias para mulheres de baixa renda.

No dia 13, haverá a Caminhada Pró-Vida, na orla de João Pessoa, para realizar um “chamamento” à sociedade, conscientizando mulheres e homens em prol da causa.

Assista:

Bruno Marinho – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas