João Pessoa, 18 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
importância da alimentação

CMJP debate atuação de nutricionistas

Comentários: 0
publicado em 18/09/2019 às 11h03

Profissionais nutricionistas, representantes de conselhos e sindicatos da categoria participaram, nesta terça-feira (17), de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para debater sobre as condições de trabalho, melhorias para o setor e para destacar a importância da alimentação adequada à população. Durante o evento, também houve homenagem em alusão ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto.

O vereador Lucas de Brito (PV) solicitou a realização do evento no âmbito da Comissão de Políticas Públicas (CPP) da Casa. Durante a audiência, o parlamentar homenageou, como ato simbólico pela passagem do Dia do Nutricionista, nove profissionais com Votos de Aplauso: Vaniele Valério Barbosa; Erika Martins Paiva; Maria da Paz de Moura; Sônia Cristina Pereira; Maria José de Carvalho; Ana Cláudia Cavalcanti; Luciana Martinez; Edgar Tito de Oliveira e Washington Luiz Fernandes.

Lucas ressaltou a iniciativa da CMJP de reconhecer e valorizar o trabalho do profissional de nutrição. “A alimentação adequada é um direito humano. Este é um momento de fazermos uma reflexão sobre as políticas públicas que a gestão vem realizando em favor da alimentação adequada e do combate à fome”, reforçou.

O vereador destacou ações da Prefeitura da Capital para o fortalecimento da segurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade, como o funcionamento dos dois restaurantes populares – localizados no Centro e em Mangabeira – que fornecem cerca de duas mil refeições por dia, as cinco cozinhas comunitárias e o banco de alimentos. “No programa de aquisição de alimentos, que privilegia a agricultura familiar, são mais de 9 mil famílias contempladas. Esse programa abastece a rede municipal que desenvolve políticas públicas para a população de baixa renda”, reforçou.

Além de Lucas, fizeram parte da Mesa o vereador Carlão (DC), que secretariou as atividades; o nutricionista Samuel Paulino, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado da Paraíba (Sinep); e as nutricionistas: Luciana Maria Martinez, vice-delegada do Conselho Regional de Nutrição (CRN-6) e integrante do Conselho de Segurança Alimentar Nutricional do Estado; Maria José de Carvalho, professora universitária e coordenadora do projeto “Diagnóstico e Intervenção da Situação Alimentar, Nutricional e das Doenças não Transmissíveis mais prevalentes da população de João Pessoa (Disandnt/PB); Ana Cláudia Cavalcanti, professora universitária e integrante do Observatório Nordestino de Políticas de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional; Mariângela Duarte, diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); e Ana Paula Leal, responsável técnica pela alimentação escolar do município de João Pessoa.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas