João Pessoa, 06 de setembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mangabeira shopping

Festival de rock começa na próxima semana

Comentários: 0
publicado em 06/09/2019 às 18h32
atualizado em 06/09/2019 às 15h33

Na próxima segunda-feira (9), a partir das 19h, as bandas Belafel, Laranja Mecânica, Rockcola e Teazer fazem a primeira batalha do Festival Rock de Garagem do Mangabeira Shopping. Na ocasião, as bandas farão um pocket show de 20 minutos no Palco de Eventos do centro de compras. As apresentações são gratuitas.

O repertório executado pelos grupos musicais pode ser de músicas autorais e/ou releituras. O desempenho dos participantes será avaliado por uma comissão técnica formada pelos artistas Val Donato, Arnno Neto e Myra. A grande final do evento será decidida por voto popular e a banda mais votada leva para casa um prêmio de R$ 5 mil como forma de incentivo à produção musical local.

Conheça um pouco da história e do estilo das bandas escaladas para a primeira batalha do Festival Rock de Garagem do Mangabeira Shopping.

Belafel

Formada em João Pessoa em 2009, a banda Belafel passou por muitas mudanças até chegar a composição atual. Neste ano, o grupo veio com tudo e começou a fazer apresentações maiores e de mais fôlego. Com um trabalho bem autoral e com influências que vão desde a cena brasileira (os tropicalistas, Chico César, Zé Ramalho) até o rock inglês, o grupo tem uma forte preocupação quanto à estética das músicas. “Nossas canções têm muita poesia e melodias gostosas”, diz o guitarrista Estevam Dedalus.

A base da banda é mesmo o rock e três músicos da formação atual vieram do heavy metal. No dia da batalha, a banda pretende mostrar ao público e aos jurados um pouco da sua própria musicalidade. A banda Belafel é formada pelos músicos Amando Marques (bateria), Estevam Dedalus (guitarra base), Thiago Bandeira (guitarra e violões), Steven Pedrosa (baixo) e Silmara Braz (vocal). Quem quiser se antecipar e conferir a obra, é só procurar o canal da banda no Youtube e conferir algumas faixas e apresentações.

Laranja Mecânica

Mesmo após um hiato de quase três anos, a banda Laranja Mecânica, de Campina Grande, se mantém junta desde 2013. Com o nome inspirado no filme “Laranja Mecânica” (1971), de Stanley Kubrick, o grupo tem uma história com o rock nacional. Da formação original, ficaram apenas dois integrantes: Beto Nunes (vocal) e Gelásio Nascimento (guitarra). Para se juntar aos dois, vieram Fagner Luna (bateria) e João Miguel (baixo).

Segundo o guitarrista Gelásio, o festival deu um novo ânimo para os integrantes. “Ninguém da banda esperava que fôssemos escolhidos para o Festival e a gente tá super animado, pois queremos voltar a gravar e a compor. O Festival deu aquele gás para tentarmos voltar com as músicas autorais e refazer a história da banda”, disse. Recentemente, o grupo fez shows tributo a Raul Seixas, que é uma das maiores influências da banda junto com Cazuza e Legião Urbana.

Rockcola

Outro grupo que tem forte influência do rock nacional é a banda Rockcola, de João Pessoa. Os músicos Marcelino Alves (bateria), Paulo Kelvson (contrabaixo), Gustavo Cássio e Fernando Borges (guitarra e voz) estão na estrada desde 2015. Os músicos já se conheciam e resolveram se juntar para tocar clássicos do rock nacional das décadas de 1980 e 1990. Com o trabalho mais amadurecido, a banda deu início a composições autorais. “Acabamos de lançar alguns singles e uma música em homenagem a João Pessoa. Para a apresentação, pretendemos focar no nosso trabalho autoral”, disse o vocalista Fernando Borges. O repertório do grupo está disponível nas plataformas digitais. É só procurar pelo nome das canções: “Jampa” e “Corações Perfeitos”.

Teazer

Músicos experientes que se juntaram há apenas um mês. Assim começou a história da recém-formada banda Teazer, de João Pessoa. Com influências como Raimundos, O Rappa, Charlie Brown Jr. e Red Hot Chili Peppers, os músicos Yuri San (vocal), David Barbosa (guitarra), Anderson Paulo (baixo) e Fael Sousa (bateria e percussão) resolveram embarcar nesse novo projeto de suas vidas. A banda entrou no festival de uma maneira muito despretensiosa. “Um amigo nosso filmou um ensaio e guardou o vídeo. Quando começaram as inscrições do Rock de Garagem, a gente pensou em aproveitar a oportunidade e mandar o vídeo. Fomos escolhidos!”, contou o vocalista Yuri San. Apesar de pouco tempo de formação, os músicos da Teazer já estão na carreira musical há mais de dez anos.

MaisPB

Leia Também