João Pessoa, 14 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Aleitamento materno enfrenta tabus e mitos

Comentários: 0
publicado em 14/08/2019 às 11h16

O ato de amamentar, além de fortalecer os laços emocionais entre mãe e filho, tem uma importância biológica muito grande. São inúmeros os benefícios que o leite materno traz ao bebê, como fortalecimento do sistema imunológico e proteção contra futuros problemas alérgicos, intestinais e muitos outros.

O mês de agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção e apoio ao aleitamento materno, que ainda enfrenta muitos tabus e preconceitos devido à falta de informação por parte da população. Professora de neonatologia do curso de Enfermagem da Unifacisa, Rayli Pereira cita os principais mitos disseminados sobre a amamentação e destaca as campanhas de apoio.

“Dizem por aí que o leite materno é fraco, que o colostro (secreção liberada pelas mamas nos primeiros dias de vida do bebê) não alimenta, que toda mulher vai apresentar fissuras mamárias, que seios pequenos produzem pouco leite, que alimentos como cerveja preta e canjica aumentam a produção de leite, entre outros tabus e mitos”, aponta a professora.

Em contrapartida, a lista de benefícios para o bebê que recebe o aleitamento materno é extensa: evita o desenvolvimento de doenças inflamatórias intestinais, combate a obesidade infantil, possui um imenso potencial na prevenção de grande parte das doenças alérgicas, reduz a dor em recém-nascidos submetidos a procedimentos de pequeno porte e protege os bebês contra a otite média.

Rayli também destaca a necessidade do fortalecimento de campanhas e grupos de apoio ao aleitamento materno. “Sabendo que o aleitamento é a melhor e mais saudável alimentação até os primeiros seis meses de vida, essa rede de apoio entre família e sociedade deve estimular os pais diante dos desafios encontrados na amamentação, evitando o desmame precoce e a crença em mitos e informações falsas”, completa.

Coordenadora do curso de Enfermagem da Unifacisa, Cidney Soares também enfatiza a união da comunidade em prol do aleitamento materno. “Neste ano, o tema da campanha mundial de aleitamento materno é ‘Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação’. Por isso, temos que valorizar ações de apoio, cabendo aos profissionais de saúde incentivar a prática, estimular os pais, apoiar a família e orientá-los quanto à prática. A amamentação deve ser sempre prioridade, visando os benefícios para a criança e também para a família”, pontua.

Durante o mês de agosto, o curso de Enfermagem da Unifacisa está realizando ações voltadas para a campanha do aleitamento materno, segundo a coordenadora. “Estamos realizando atividades acadêmicas sobre o tema nas disciplinas Saúde da Mulher I e II, Saúde da Criança I e II e Neonatologia. Destaque para o dia 22, às 13h30, quando a preceptora Pollyana Canuto e os alunos do Estágio Supervisionado I realizarão a atividade Agosto Dourado na UBSF Ronaldo Cunha Lima”, completa Cidney.

MaisPB

Leia Também