João Pessoa, 12 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
UFPB

Academia é contrária ao programa ‘Future-se’

Comentários: 0
publicado em 12/08/2019 às 12h49
atualizado em 12/08/2019 às 14h24

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta segunda-feira (12), uma audiência pública sobre o programa “Future-se”, projeto do Ministério da Educação (MEC) para capitalização de recursos por parte das universidades federais do Brasil. Entre os participantes, estará presente a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz. O encontro será às 15h no plenário da casa.

A reitora da UFPB disse ao Portal MaisPB que apresentará aos deputados como o governo federal apresentou o programa aos reitores de universidades federais. Em seguida, apresentará também o passo a passo que a instituição seguirá até a decisão final de adesão ou não ao ‘Future-se’.

Até então, a UFPB já realizou quatro assembleias, nos quatro campi: João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte. Nas quatro oportunidades, os órgãos de representantes dos docentes, servidores técnico-administrativos e dos estudantes se mostraram contrários ao programa.

Margareth disse também que a adesão ou não ao ‘Future-se’ não é tomada unicamente pela reitora, e sim pelo Conselho Universitário (Consuni), composto pelos diretores dos 16 centros da universidade, representantes dos servidores técnico-administrativos e pelo representante dos estudantes.

Contudo a reitora adiantou que, em um dos eixos principais do programa, a universidade é contrária: “O programa apresenta três eixos: tem um eixo que trata da autonomia, e nós não abrimos mão dela; um eixo que trata da internacionalização e outro de pesquisas”, disse.

Margareth falou ainda que, na condição de presidente da regional Nordeste da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pretende reunir os reitores das 18 universidades federais da região para discutir o programa a nível regional.

Está prevista também a realização de um Fórum Universitário, no campus de João Pessoa, ainda em agosto.

Bruno Marinho – MaisPB

Leia Também