João Pessoa, 03 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação

Mais de mil detentos se inscrevem no Encceja

Comentários: 0
publicado em 03/08/2019 às 08h25
atualizado em 03/08/2019 às 09h01
Presídio do Róger, em João Pessoa

Mais de mil detentos na Paraíba se inscreveram no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja-PPL). De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, o número apresenta um aumento de 15% em relação ao ano passado.

Os reeducandos inscritos estão em 60 unidades prisionais da Paraíba, como a Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Abrantes (PB1), a Penitenciária Flósculo da Nóbrega, conhecida como presídio do Roger, e o Presídio Padrão de Cajazeiras.

A aplicação das provas do Encceja-PPL será nos dias 8 e 9 de outubro, das 9h às 20h, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SES).

Com 1092 inscritos, a gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, ressalta o papel do exame na recuperação dos detentos. “É de extrema importância oferecer aos reeducandos a oportunidade da aplicação deste exame nas unidades prisionais do Estado, já que a maior parte deles não teve a oportunidade, em sociedade, de concluir o Ensino Fundamental ou Médio”, disse.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é avaliar os conhecimentos de pessoas que voltaram a estudar por não terem concluído a educação básica na faixa etária adequada.

O Encceja é dividido em duas modalidades: a regular e a PPL. A modalidade Encceja regular abrange o Encceja Nacional para residentes no Brasil e Encceja Exterior, para brasileiros em outros países. Podem participar desta categoria pessoas com idade mínima de 15 anos completos no dia da prova para concorrer a certificação do ensino fundamental e 18 anos completos para certificação do ensino médio. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

MaisPB

Leia Também