João Pessoa, 05 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MONTEIRO

Comércios são autuados por furto de energia

Comentários: 0
publicado em 05/06/2019 às 08h23

Uma operação de combate ao furto de energia na cidade de Monteiro, Cariri paraibano, autuou três unidades em flagrante por furto de energia nessa terça-feira (4). Só em 2019 mais de 50 unidades foram inspecionadas e em Monteiro, das quais 36 foram detectadas com irregularidades.

A ação de ontem foi desenvolvida após o centro de inteligência e combate as perdas da Energisa detectar uma grande variação no consumo dessas unidades. Uma equipe da fiscalização juntamente com as Polícia Civil, Militar e o IPC foram ao local e constataram desvios de energia nos medidores.

Estima-se que, anualmente, o desvio de energia no município de Monteiro é de aproximadamente 795 MWh, valor suficiente para atender cerca de 500 unidades consumidoras por um ano. A perda arrecadada é de em média R$ 146 mil.

Além de crime previsto no art. 155 e 171 do Código Penal, o furto de energia prejudica toda a população. “Em função do furto de energia, o Governo do Estado deixa de arrecadar mais de R$ 35 milhões de ICMS por ano. A população perde com isso, uma vez que os valores poderiam ser revertido em infraestrutura básica, como saúde e educação, por exemplo”, ressalta Daniel Andrade, gerente do departamento de combate a perdas.

Para denunciar o furto de energia de forma rápida e anônima, a população pode entrar em contato com a Energisa através do call centre 0800 083 0196, site www.energisa.com.br, aplicativo para smartphone Energisa On ou na Agência de Atendimento da sua cidade.

MaisPB

Leia Também