João Pessoa, 28 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PREVENÇÃO

Hospitais lançam campanha contra queimaduras

Comentários: 0
publicado em 28/05/2019 às 18h44

O Hospital de Trauma de Campina Grande, em ação conjunta com o Hospital de Trauma de João Pessoa, lançou, nesta terça-feira (28), a campanha para prevenir queimaduras nas festas juninas. O lançamento foi realizado no Colégio Rosa Mística, no bairro do Quarenta, em Campina Grande. Na oportunidade, aconteceu uma palestra com a cirurgiã plástica Isis Lacerda e a apresentação da peça “Marquinhas de Dodói”, do grupo de Fantoche do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A 16ª Campanha de Prevenção de Queimaduras do Trauma de Campina Grande tem como tema “Quem brinca com fogo pode se queimar”.  Já a do Trauma JP chega ao 17º ano com o slogan ‘Queimaduras são marcas que Ficam Para Sempre’. As duas unidades de saúde trabalham para alertar a população sobre a prevenção e primeiros socorros em caso de queimaduras, bem como distribuir materiais informativos. A mobilização nas duas instituições vai acontecer até o fim do mês de junho.

Segundo a diretora geral do Trauma CG, Ingrid Ramalho, a campanha tem o objetivo de alertar sobre as principais causas de queimaduras, sensibilizar para a prevenção e informar a comunidade sobre como agir em casos de queimaduras. “É sempre bom lembrar que as queimaduras são marcas que ficam para sempre, por isso o cuidado ao manusear com fogo deve ser contínuo ao longo de todo ano. Afinal, a prevenção é sempre a melhor escolha”, frisou.

Isis Lacerda, da UTQ do Trauma de Campina Grande, relatou que em época junina os acidentes com fogos e fogueiras são responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na Unidade de Queimados. A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e soltar fogos de artifício.

Para a aluna Maísa Machado, o evento realizado no colégio foi de extrema importância para o aprendizado de todos. “Foi muito bom saber mais sobre as queimaduras e como nos prevenir. Adorei o evento, pois de forma bem dinâmica aprendi que fogos de artificio são perigosos e podem causar marcas que duram para sempre”, finalizou.

MaisPB

Leia Também