João Pessoa, 16 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ARAPUAN VERDADE

Paraíba registra 256 casos de abuso sexual infantil

Comentários: 0
publicado em 16/05/2019 às 13h55
atualizado em 16/05/2019 às 12h39

“Todos os dias a delegacia recebe pessoas relatando casos de abuso sexual”. A declaração da delegada de Repressão a Crimes Contra a Infância e a Juventude, Joana Dar’c, mostra a ocorrência frequente de abusos contra crianças e adolescentes na Paraíba. Somente nos três primeiros meses deste ano foram registrados na polícia 256 casos deste tipo de crime.

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Arapuan FM, a delegada revelou que a maioria dos abusadores são pessoas do círculo de confiança da vítima, a exemplo de pai, padrasto, vizinho. Ela ainda afirmou que os dados mostram uma alta incidência de abusos sexuais praticados por avôs.

Em alguns casos há conivência da família para evitar a divulgação do crime e até mesmo defender o abusador. “A vítima geralmente denuncia à escola ou apresenta algum problema de saúde, o hospital detecta e nos comunica. É impressionante o número de casos que temos registrados em que o abusador é o pai ou padrasto”, pontuou.

Em três anos a Paraíba registrou aproximadamente três mil casos de abuso sexual, conforme dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

O alerta da delegada é para que os pais conversem, orientem e não amedrontem as vítimas. “Passar segurança para o seu filho, acreditar e reforçar que ela vai ter toda a proteção. Em muitos casos a vítima não retorna para o lar, por questões de segurança”, orientou.

MaisPB

Leia Também