João Pessoa, 03 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MAISTV

Dia de Cooperar 2019 é lançado em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 03/05/2019 às 12h50
atualizado em 03/05/2019 às 12h54
Foto: Albemar Santos/Portal MaisPB

A edição 2019 do Dia de Cooperar (Dia C) foi lançado nesta sexta-feira (3) pelo Sistema OCB-PB, entidade formada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba. O Dia C é um movimento nacional que busca promover transformações sociais, por meio de iniciativas voluntárias realizadas pelas cooperativas, e acontecerá no dia 6 de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo.

Em entrevista ao Portal MaisPB, o presidente do Sistema OCB-PB, André Pacelli, destacou a importância do cooperativismo para a população: “Para nós que dirigimos o sistema cooperativista aqui do estado da Paraíba é uma alegria muito grande poder realizar mais uma edição do Dia C […]. O cooperativismo tem um relacionamento muito forte com as questões de promoção social e responsabilidade socioambiental”, afirmou. Ele disse ainda que o Dia de Cooperar é uma grande oportunidade para que as empresas mostrem à sociedade tudo o que elas vêm fazendo.

Desde 2016 o Dia C também vem atuando como ferramenta para o cooperativismo brasileiro cumprir os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS, aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (2015), consistem em 17 objetivos, constituídos por 169 metas, que podem servir de inspiração para a cooperativa em suas ações e projetos. Até 2030, os ODS devem ser implementados por todos os países do mundo, e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente.

A Uniodonto João Pessoa é uma das cooperativas que participam do projeto. Em 2018, foi inclusive a cooperativa com o maior número de ações no Dia C. A superintendente da Uniodonto, Adelina Souto, falou da importância que entidade dá ao Dia de Cooperar: “A Uniodonto comprou (a ideia) e investiu nessa parceria (com a Sescoop-PB) em razão do compromisso social e de sustentabilidade que norteia a cooperativa, e que é um dos princípios do cooperativismo”, afirmou Adelina.

Outra cooperativa participante ativa no Dia C é a Sicredi. O seu projeto consiste em um concurso de redação. Os autores dos três melhores textos são selecionados para passarem uma por uma “aula” de cooperativismo, aprendendo a se preocuparem mais com alguns lemas defendidos pelo cooperativismo, como por exemplo, a responsabilidade social. Ao Portal MaisPB, Kelcio Martins explicou o que move a Secridi a participar do Dia C: “O grande objetivo é esse, levar para escolas a empatia, o cooperativismo, um pouquinho do que a gente vive,” disse.

Kelcio contou também que a procura pelo projeto vem crescendo ano após ano, e que o último vencedor do concurso de redação atualmente está atuando na cooperativa como jovem aprendiz.

As cooperativas interessadas em participar do movimento podem cadastrar ações pontuais ou contínuas para serem realizadas ao longo do ano, por meio do site do Dia de Cooperar (clique aqui para acessar).

Assista:

Resultados de 2018

O evento serviu também para serem divulgados os resultados referentes ao ano passado.  Ao todo, foram realizadas 39 ações na Paraíba, em quatro municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Caturité. Participaram 22 cooperativas e 1.196 voluntários, que beneficiaram mais de 59 mil cidadãos.

Bruno Marinho e Albemar Santos – MaisPB

Leia Também