João Pessoa, 29 de abril de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIA DAS MÃES

Procon fiscaliza comércio e shoppings de JP

Comentários: 0
publicado em 29/04/2019 às 15h21
atualizado em 29/04/2019 às 14h57

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) realiza a campanha ‘Não Abuse!’, que objetiva fazer com que o fornecedor cumpra as leis que norteiam a relação consumerista. De acordo com o órgão, a operação deve tornar as compras mais seguras para o consumidor durante o grande fluxo de consumo para o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

Além do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Procon-JP vai autuar os estabelecimentos comerciais que não cumprem as leis que estão em vigor, dentre as quais, várias que são específicas para os shoppings centers.

“Todos os shoppings da Capital serão visitados para verificarmos se tudo está dentro dos conformes”, informa o secretário Helton Renê.

Entre as leis específicas para os shoppings centers estão as municipais que determinam a disponibilidade do fraldário, a identificação dos banheiros femininos e masculinos em braile, a presença de recipientes de lixo para coleta seletiva e o fornecimento de cadeiras de rodas.

De acordo com o titular do Procon-JP, há também as leis mais gerais, como a do Troco, da proibição de limite mínimo para pagamento com cartão de crédito e valores mínimos para parcelamento, preços e informações, como número do Procon-JP, expostas de forma visível, e exemplar do CDC à disposição do cidadão para as consultas e dúvidas.

“Também temos a lei federal 8.846/1994, que dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e o arbitramento da receita mínima para efeitos tributários, e a lei municipal 1.848/2016, que obriga os fornecedores de fast food a dispor a composição, o valor nutricional e calórico dos alimentos. São várias leis que cobrem os vários segmentos do comércio que funcionam dentro dos shoppings”, explica Helton Renê.

Ele alerta que a operação Não Abuse! também é dirigida ao consumidor, que deve estar atento para a legislação consumerista. “É importante que o consumidor seja informado sobre a legislação de consumo para que ele tenha condições de perceber as irregularidades que porventura ocorram. A ação do cidadão in loco é fundamental”, finaliza Helton Renê.

MaisPB

Leia Também